quarta-feira, abril 29, 2009

NÃO HÁ DINHEIRO QUE PAGUE

Segurança não é um departamento,uma ação,um posicionamento. Segurança é um Estado de Espírito inerente ao ser e com isso já vem no kit humano sua responsabilidade em preservar a integridade psíquica,física,emocional e sem descuidar da produtividade,das metas,dos resultados e apesar de muitos de outras áreas acharem exagero,chatice,gasto(e não investimento),tem aqueles de outras áreas que surpreendetemente são comprometidos e se permitem ouvir,debater em alto nível e aliar-se ao que chamamos de prevencionismo. Tão comum nos países mais desenvolvidos economicamente,mas nos países chamados de Terceiro Mundo(não concordo com esse termo,pois antigamente se chamava de Segundo Mundo os países socialistas em desenvolvimento que não se aplica mais esse conceito,os comunistas principalmente). Diriamos Países em Desenvolvimento,como o Brasil, ainda está muito aquem do esperado e se gasta muito,principalmente os encostados na Previdencia Social.
Ao longo de minha caminhada até aqui uma lição que tenho aprendido cada vez mais e passado aos demais,pois a vida é uma troca,estamos sempre aprendendo e ensinando,é que não há dinheiro que pague o reconhecimento que voce adquire por ser uma autoridade,uma liderança a despeito de poderes que lhe são dados ou não.
Exemplo de humildade, firmeza, sensibilidade, mediação equilibrada nos conflitos,eficiencia,eficácia,iniciativa e postura racional empática nos labores, no meios ocupacionais e a certeza dos laços feitos na sua rede de contatos(networking).
Por onde passei lembro dos colegas que se tornaram amigos e fizeram a diferença no meu aprendizado e me ajudaram a lhes ajudar também. Na Defesa Civil de Salvador(CODESAL) as figuras de Antônio Alberto e Carlos Pires, na SUCOM conheci Aline gente finíssima e companheira espírita, na EFACEC meu amigo Jorge.Pelo período de Curso na PETROBRAS reencontrei os colegas de faculdade Luís César e Arnaldo Lima,depois veio a amizade com Márcia Bravo. Na PEC-Tech a galerinha do bem que deixou saudade Denise,Almir,Clayton,Figueiredo.Desse perído todo o que passei mais tempo e marcou mais até o momento sem dúvida foi na BAHIAGÁS com a galera boa,proativa,competente e amiga representada nas figuraças de Eduardo Sousa,Fabrício Teixeira, Lázaro Machado,Fábio Fráguas,Patrícia Machado,Zildete Falcão,Antônio Silveira,Everton Cerqueira,Luciene Lopo,Cristiano Steffanelli,José Carlos(Zeba),Raimundo,Apulchro,Isabella,Marcos Reis,Roberto Mercuri,Elismar Anderson,Vinicius Factum (Jornal do Cidadão - (http://viniciusfactum.blogspot.com/) Magno,Gomes,Roque,Claudine entre outros que para não ser injusto pararei por aqui. Pessoas que na condição de temporários(TPD) fizeram a empresa andar,crescer e consolidar-se no que é hoje,em ritmos de crescimento bem menores,víviamos uma família orgulhosa pelo que éramos e vestimos a camisa,a despeito de nossas diferenças,muitos de nós acabávamos com tudo em pizza na Pituba ou na carne do sol em Amaralina.
Volta e meia estas pessoas que nos marcam e eu marco de alguma forma,interagimos e tentamos driblar os compromissos presentes em prol de uma ou duas horas de conversa fora e via internet se solidarizando pelo mercado de trabalho,ajudando indicados e desabafando dificuldades.
Isso sem falar naqueles que treinei nos Canteiros de Obras, Postos de Combustíveis, Concessionárias de Serviços, Clientes internos e externos, Comunidade em geral,etc. Quanto se aprende com esta última é impressionante,as carinhas até então anônimas e pelas carencias materiais e afetivas nos ensinam tanto,pelo ouvir,falar e compartilhar e vemos o quanto nossas dificuldades são mínimas e o quanto se perde tempo no mundo corporativo e público com bobagens,irrelevancias,arrogancias e principalmente mesquinharias morais que so fazem atrasar o processo espiritual de quem pratica pelo livre arbítrio.
Há aquelas pessoas de bastidores que lhe sustentam emocionalmente nos momentos difíceis como família e namorada que são responsáveis tambem pelo sucesso,crescimento,mudanças de atitude que muitas vezes recebem a maior descarga,válvulas de escape(PSV ou XV talvez,ou seria SV?risos) mas que pelo nosso amor e cumplicidade fica a certeza do legado que eternamente deixarão.Seus nomes estão no meu coração para sempre.
Estagiários que passaram e conviveram comigo sabem o quanto me preocupei e me dediquei sobre o que estava sendo agregado. Sem piadas discriminatórias do tipo "direito a não ter direito" e sem encaminhamentos para reprografia e impressão,conquistei amigos que até hoje me procuram pelo msn,orkut e e-mails e faço votos que tenham conseguido e consigam sucesso profissional não descuidando dos valores essenciais da vida como simplicidade,humildade,paciencia,fé,perdão e autoperdão,motivação sempre,equiilíbrio nas horas difíceis e caminhada contínua.
Isso é o que se ganha na vida, vai muito alem de salário,participação nos lucros,despesas,dificuldades com superior imediato,chatices. E isso não tem dinheiro que pague...
Obrigado a todos vocês e perdoem-me aqueles que não lembrei porque o meu coração é grande mas com certeza você está lá e faz parte do que sou.

2 comentários:

Unknown disse...

Valeu, El Trajano!
Você é incorrigível...

Abraços do amigo,

Vinicius

Anônimo disse...

Trajano,
Parabéns pelo Blog e obrigado pela lembrança ; )

Eduardo Sousa