segunda-feira, abril 06, 2009

DESPREPARO DE EQUIPE EM SHOPPING DE SALVADOR

É GRITANTE O QUE FALTA EM SALVADOR QUANTO A SEGURANÇA NOS SHOPPINGS. QUANDO NÃO É A PRECÁRIA SINALIZAÇÃO DE ROTA DE FUGA(RIDÍCULAS),FALTA DE PRESSÃO DE ÁGUA NAS MANGUEIRAS DE HIDRANTES(QUANDO SE PRECISA),AINDA TEM O DESPREPARO DE FUNCIONARIOS QUE NAO TEM A MÍNIMA NOÇÃO DE PRIMEIROS SOCORROS. NOSSA POPULAÇÃO ESTÁ ENTREGUE A SORTE....



"A cena a seguir aconteceu nesse sábado (04). Uma mulher caiu na escada rolante de um Shopping de Salvador.





Não se sabe se ela se desequilibrou, se sentiu mal ou se a queda foi em função da escada ter parado abruptamente. Ao lado havia uma placa da empresa responsável pela manutenção da escada rolante com o aviso de manutenção.



Como a cliente ficou sentada sem conseguir se levantar, os seguranças do shopping chegaram ao local para o socorro. Sem qualquer preparo, fizeram a acidentada levantar e descer a escada andando. Uma outra cliente ao meu lado testemunhou o absurdo.



Quando questionado a um deles (da Segurança Patrimonial,que deveria ser preparada e competente) sobre a possibilidade de risco de lesão ao fazê-la andar, mesmo concordando com o cidadão que questionou, a destreinada equipe continuou com o procedimento errado. Com a chegada da equipe de resgate do shopping, a mulher que não conseguia falar (só colocava a mão no peito e chorava), foi transportada numa cadeira de rodas para o atendimento. Espero que ela esteja bem. Mas a equipe de resgate... Fala sério!"




Adaptado do Blog do amigo Vincius Factum: http://viniciusfactum.blogspot.com/
Após a publicação deste blog recebi este relato abaixo sobre um fato no mesmo Shopping e um Supermercado Hiper:
" Inclusive eu fui testemunha de um cara que caiu na saída da loja tal e entrada do Shopping tal (na barra) (próximo a farmácia tal). Caiu durinho e desmaiado. Na minha opinião leiga ele deveria sair em uma maca, mas advinha??? Levantaram ele em uma cadeira de roda mesmo desacordado e como fica o pescoço dele? E as possíveis lesões após a queda? Socorrido pelos próprios seguranças de qualquer jeito sem nenhuma técnica!!! Dizem que nos EUA as crianças recebem aulas de 1º socorros nas escolas. Sabem até fazer massagem cardíaca!!!

Uma vez eu estava no Hipermercado tal na Avenida Garibaldi e um senhor teve um suposto infarto comprando o pão, os seguranças correram desesperados, mas não chegaram a pegar nele, pediram por alto falante se tinha algum médico ou enfermeiro entre os clientes que poderia ajudar!! Eu pensei... meu Deus, se for infarto e for socorrido a tempo a vida dele poderá ser salva, mas pela demora... resultado chamaram a Samu e que demorou, não sei o resultado!!!

Esses casos me fizeram refletir... como estamos entregue a própria sorte!!! Ninguém preparado, ninguém poderia prestar o mínimo de socorro enquanto chegam ao hospital! E nos dois casos foram em estabelecimentos grandes que deveriam dar o exemplo!!!"
Autor: uma amiga que não será revelada aqui.

Um comentário:

Unknown disse...

Valeu, Trajano!
Obrigado pela divulgação!