domingo, setembro 25, 2011

RISCO A SAÚDE NA DESPESCA DE CAMARÃO

ARTIGO RISCO QUÍMICO: PRÁTICA PERIGOSA
Autores: Franklim Rabelo de Araújo e Yara Macedo Gomes de Araújo
Foto: Franklim Rabelo de Araújo

Substâncias liberadas na despesca do camarão podem provocar a morte

A criação de camarão em cativeiro desponta como uma grande opção comercial para os empresários. O Brasil, devido a seu clima favorável e sua extensão de litoral, e principalmente a região nordestina, tem visto crescer essa atividade nos últimos anos. Dados de 2002 da ABCC (Associação Brasileira de Criadores de Camarão) apontam que o Nordeste responde por 96,5% da produção de camarão, a Região Sul por 3%, a Região Sudeste por 0,4% e a Região Norte por 0,1%. A produção brasileira total de camarão em 2002 foi de 60.128 toneladas.

A produção em cativeiro se dá em fazendas e o número desses estabelecimentos cresceu de 507 em 2001 para 680 em 2002, representando um aumento de 34% no número de fazendas em apenas um ano, segundo a ABCC. Em termos de produção em toneladas, em 2002, o aumento foi de 50% em relação a 2001. Utilizando-se a mesma taxa de crescimento, estima-se que existam 911 fazendas atualmente.

De janeiro a julho de 2003, o camarão de cativeiro contabilizou exportações de US$ 127 milhões, sendo os principais destinos: Estados Unidos, França, Espanha, Holanda, Itália, Japão e Portugal. Em julho do mesmo ano, a Superintendência Regional do Trabalho do Ceará foi comunicada pela Secretaria de Saúde do Estado da morte de um trabalhador que trabalhava em uma empresa de carcinicultura no município de Itaiçaba. A SRTE/CE participou de reuniões no Comitê Estadual Intersetorial de Vigilância Ambiental em Saúde, tendo sido comunicada do acidente. Durante a investigação, descobriu-se que um segundo acidentado se encontrava em tratamento em hospital de Fortaleza.   

O artigo tem por objetivo relatar o acidente, descrever a fórmula do produto causador, as reações que ele causa no organismo humano e a forma adequada de proteção, bem como comparar o ocorrido com outros acidentes com o metabissulfito de sódio nos Estados Unidos. 

Fonte: http://www.protecao.com.br/site/content/edicoes/edicao_detalhe.php?id=J9ji

--

Manoel Trajano
Eng.Especialista em Segurança do Trabalho e Gás Natural
+55-71-9155-0556/8800-7713
e-mail/Gtalk :trajanomanoel@gmail.com
Msn: engmtrajano@hotmail.com
Twitter: http://twitter.com/manoeltrajano
Site: http://segurancadotrabalhoedavida.blogspot.com
Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/8895443035893319 




Nenhum comentário: