domingo, setembro 25, 2011

ERGONOMIA COM PGL NA ÁREA RURAL

ARTIGO ERGONOMIA NO CAMPO: PROMOVENDO A SAÚDE
Autores: Elenice Barbosa Furine, Ângela Maria Alves Neves e Diego Lelis Ferreira
Foto: Romilda Andrade

Programa de ginástica laboral diminui desconforto no corte manual da cana

Nas últimas décadas, o mundo vem sofrendo várias transformações tecnológicas que trazem facilidades e benefícios para a sociedade. Porém, por outro lado, as mesmas transformações podem acarretar complicações com novas situações de trabalho e excesso de atividades, trazendo como consequência a falta de tempo e o estresse, o que acaba por modificar também os hábitos de vida dos indivíduos, ocasionando sedentarismo, má alimentação e alterações psicológicas. Essas alterações ocorridas no organismo dos indivíduos e no ambiente ocupacional, associadas à cobrança por produtividade nas empresas, fazem com que os trabalhadores exijam mais do que o corpo possa resistir, gerando problemas antes pouco observados no ambiente ocupacional. Um destes problemas são os DORTs (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) associados à insatisfação no ambiente laboral.

A LER (Lesão por Esforço Repetitivo) é um distúrbio que ocorre devido à sobrecarga biomecânica ocupacional. Os casos mais comuns ocorrem por trabalho repetitivo, força excessiva, compressão mecânica, postura inadequada e ausência de pausas durante o trabalho. Neste contexto de atenção à saúde do trabalhador, são inseridos nos ambientes ocupacionais novos aliados para proteger a saúde de quem desenvolve suas atividades. A ginástica laboral, por exemplo, auxilia na diminuição do número de afastamentos dos empregados na empresa, proporciona ganhos psicológicos, diminuição do estresse e aumento no poder de concentração, motivação e autoestima dos trabalhadores. 

As modificações políticas, sociais e econômicas ocorridas contribuíram para que o profissional de Fisioterapia deixasse de atuar apenas no terceiro nível de prevenção (reabilitação) e passasse a atuar no segundo (tratamento precoce da doença) e mais recentemente no primeiro (promoção de saúde e prevenção de doenças). Surge, então, a Fisioterapia do Trabalho, especialidade do profissional fisioterapeuta que atua na prevenção e terapêutica das atividades desempenhadas de forma incorreta no ambiente ocupacional. Tem possibilidades de atuação para minimizar as dificuldades em relação à saúde dos trabalhadores. 

Pode-se citar como algumas das atividades do fisioterapeuta do Trabalho: as avaliações cinético-funcionais dos trabalhadores, em paralelo com os exames admissionais e periódicos do médico do Trabalho; os programas ergonômicos e de prevenção; o treinamento e a conscientização dos trabalhadores; a terapêutica dos casos no ambiente laboral e desenvolvimento ou supervisão do programa de cinesioterapia ou ginástica laboral.

Nenhum comentário: