domingo, setembro 25, 2011

MPT e MTE cobram melhores condições de trabalho da Petrobras

MPT e MTE cobram melhores condições de trabalho da Petrobras
Data: 15/08/2011 / Fonte: Revista Proteção 

Uma ação conjunta do Ministério Público do Trabalho e do Ministério do Trabalho e Emprego pretende levar melhores condições de trabalho a 25 plataformas da Petrobras no litoral sergipano. Procuradores e auditores fiscalizaram os ambientes e solicitaram adequações para os problemas encontrados. Uma minuta de TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) já foi apresentada à empresa. 

"Primeiro fomos verificar se o meio ambiente de trabalho estava adequado ao Anexo II da NR 30, mas as plataformas são antigas. A norma é avançada e há muita coisa a se adequar. Então, os prazos são progressivos. Esse TAC está voltado para as questões emergenciais como as condições habitacionais e a movimentação por içamento para acesso às plataformas, o que é extremamente perigoso", avalia o procurador Maurício Coentro Melo. 

Outro aspecto abordado é a diferença de dias trabalhados e folgas entre funcionários próprios e terceirizados. Os terceiros trabalham 14 dias embarcados e folgam outros 14. Já os próprios trabalham 7 dias, folgam 7, depois trabalham mais 7 e folgam 14. 

A situação piora devido aos alojamentos inadequados. A NR 30 recomenda a presença de quatro trabalhadores por container. No entanto, há a presença de 12 trabalhadores no caso de terceirizados e seis em relação aos próprios. 

Confira a matéria na íntegra na Edição 236 da Revista Proteção.

Foto: Ministério Público do Trabalho

FONTE: 
http://www.protecao.com.br/site/content/noticias/noticia_detalhe.php?id=J9yAJyjg

Um comentário:

Nestor - Segurança do Trabalho nwn disse...

Com isso da pra sentir qual é a situação geral da segurança do trabalho no Brasil, se até a Petrobras precisa de intervenção do ministério público por causas das condições caóticas de segurança do trabalho, imaginem as empresas privadas, que muitas vezes a fiscalização nem incomoda em favor da segurança.