sexta-feira, dezembro 10, 2010

STV informa:Decoração natalina pode causar acidentes e tragédias


Decoração natalina pode causar acidentes e tragédias

Com a chegada do fim de ano começam os preparativos para as festas natalinas. Empresas e residências se mobilizam e montam a decoração. Enfeites como lâmpadas multicoloridas, luzes de presépios, árvores com piscas-piscas e cordões luminosos ajudam a criar um clima, mas também costumam trazer riscos para a população.

Foto:Atalaia Agora

Decoração deve ser feita em ambientes sem riscos (Foto:Atalaia Agora )

De acordo com o assessor de comunicação da Empresa de Energia de Sergipe (Energisa), Augusto Aranha, alguns cuidados devem ser adotados na hora da instalação, manutenção e operação dos artefatos luminosos.

"Normalmente nessa época, aumentamos o consumo da energia a princípio por questões da temperatura. Utilizamos mais eletrodomésticos e com a chegada do período natalino decoramos a nossa casa internamente e externamente com árvores de natal, lâmpadas, uma diversidade de artefatos. E com este excesso de uso de tomadas e de "T" ou extensão, sobrecarregamos a energia e é aí onde mora o perigo, pois tudo isso pode gerar um curto circuito, falta de luz, prejuízos e até mesmo um grave incêndio", alertou Aranha.

Foto:Atalaia Agora

Augusto Aranha-assessor de comunicação da Energisa (Foto:Atalaia Agora )

Uma das recomendações da Empresa de Energia de Sergipe é de não sobrecarregar energia em uma só tomada. "É importante utilizar várias tomadas, distribuindo de forma maior a decoração entre os ambientes da casa, da empresa ou do apartamento até porque se houver algum problema na parte elétrica, ela se concentrará somente naquela área específica e não em todo estabelecimento".

Enfeites antigos

Enfeites usados nos anos anteriores e a maneira como são armazenados também podem causar uma série de complicações. "Quanto às instalações antigas, muita gente termina guardando tudo do ano passado, sem se ter conhecimento de que muitos fios podem ter se rompido podendo provocar choques elétricos até mesmo de alta tensão. O melhor é consultar um eletricista para que ele possa fazer uma revisão revendo o próprio revestimento ou se vale a pena utilizá-lo mais uma vez, adaptando as emendas do fio, evitando assim a fuga de energia e acidentes trágicos".

Decoração externa

Enfeites luminosos também costumam ser instalados em árvores acopladas em porta de casa, jardins ou janelas. O risco surge à medida que a decoração se aproxima da rede de energia elétrica da Energisa.
"As redes de distribuição são expostas, os cabos não são revestidos com borracha. Então, a aproximação com ele significa acidente, choque, podendo até mesmo levar a morte. Na hora de fazer a instalação na planta, em árvores é importante manter-se distante da rede, principalmente se a pessoa tiver um objeto como uma antena de TV que pode tocar na rede de energia elétrica e causar uma tragédia. Evitar também regar as plantas que possuam fios e cordões luminosos. Se a pessoa estiver descalça e em contato com a grama, poderá levar um choque".

Foto:Energisa

Rede externa de energia (Foto:Energisa )

Grandes estabelecimentos que utilizam uma diversidade maior de enfeites natalinos precisam de carga extra para não dificultar a rede interna. "Se for fazer decoração de fachada da sua casa, da loja ou apartamento, cuidado com a rede de energia elétrica geral e se for necessário fazer ligação de uma carga extra que sua loja ou casa não suporte, procure a Energisa para que possa orientar ou fazer uma carga provisória. Assim alivia a tensão e evita acidentes".

Economizar energia

Por último, Augusto Aranha aconselha a população de economizar energia elétrica, para não ter surpresas desagradáveis durante o mês de janeiro e até mesmo por uma questão de preservação ambiental.

"É interessante desligar a decoração durante o dia, uma forma de economizar energia para o condomínio ou para a sua casa já que no período da manhã os enfeites não possuem o mesmo efeito durante a noite. E assim você vai estar preservando o ambiente e o próprio bolso. A conta de luz do mês de janeiro, pode ficar alta e ainda mais em um mês onde a tendência do sergipano é ficar sobrecarregado financeiramente, porque costuma-se fazer compras, presentes natalinos, consumir mais com o verão, tergastos com a viagem de revellon e ainda o IPTU e material escolar das crianças. É muita coisa, por isso, é importante se precaver", concluiu.


Fonte:http://georgedlima.blogspot.com/2010/12/decoracao-natalina-pode-causar.html


STV - http://segurancadotrabalhoedavida.blogspot.com/

Nenhum comentário: