segunda-feira, dezembro 27, 2010

PAPAI NOEL E O ESPAÇO CONFINADO

Por Manoel Trajano
Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho




Quando pequeno curti muito a estória de Papai Noel chegando de trenó com suas renas cortando o céu estrelado chegando na noite de Natal. Que coisa boa é ter fantasia e sentir todas as emoções que a idade permite. Isso é tão importante que acho cruel quando se diz a uma criança"Papai Noel não existe". Não tem coisa mais traumática e lesiva psicologica e emocionalmente do que essa atitude covarde.

Na mente de uma criança, que está em processo de elaboração a imaginação faz parte da arrumação das idéias e da sua alegria. O ceticismo ficou tão grande hoje que até falar em rena pode ser crime ambiental. Aquele ambientalismo exagerado sem saber do que se trata. Digo ambientalismo porque carece de embasamento científico e realidade mensurável.Mas vamos ao foco do nosso propósito que é de falar sobre Segurança do Trabalho e porque não dizer Segurança da Vida,seja em casa, na rua,no lazer,enfim no cotidiano.

Ainda tem pessoas que não entenderam ainda o que significa espaço confinado,portanto vou explicar utilizando o Papai Noel,sem me ater ao conceito técnico-didático-normativo. Papai Noel ao chegar no telhado de sua casa, gorducho e com um saco na mão para adentrar a chaminé apertada e com passagem de ar rarefeita precisa fazer uma análise de risco ao descer pelo duto retangular e estreito. Mas como ele pode descer sem nenhum apoio externo. Teria que contar com ajuda das renas ou de algum ajudante,ou melhor um vigia,pois o gordinho pode passar mal no caminho ou na chegada la embaixo. E se a lareira tiver acesa? Suportaria o Noel o stress térmico da caldeira queimando para espantar o risco de hipotermia dos moradores da casa?Teria o risco de queimadura,engolfamento,tontura? E como seria o resgate? Ainda precisaria do apoio das renas, as supervisoras de entrada!

Mas é preciso uma alternativa segura e saudável para Santa Claus. Então porque não entrar pela porta de forma normal e ver a alegria nos rostos dos pequeninos que logo reconhecem ser seu pai,sua mãe,seu tio,seu padrinho,sua madrinha,sua tia ou quem que lhe tenha afeto e amor no coração e pense na sua integridade física,psicológica,emocional e espiritual.

Ser Papai Noel não é brincadeira! Não para quem vive para a prevenção de acidentes como Engenheiros e Técnicos de Segurança do Trabalho. Que,pelo ranço da profissão nem no lazer relaxam e protegem suas famílias,amigos e colegas. Vamos viver com prevenção na perfeita harmonia da fantasia com a realidade,porque sonhar faz bem mas vivendo com os pés no chão e pensando no que pedimos metaforicamente a Papai do Céu pelo Velho Noel no imaginário coletivo infantil da nossa criança interior que pode muito bem crescer acreditando na vida,mesmo que seja através de uma simples imaginação.

Nenhum comentário: