sábado, dezembro 04, 2010

COMERCIAIS DE EMPRESAS MOSTRAM PREOCUPAÇÃO COM SEGURAÇA!

Por Manoel Trajano
Engenheiro de Segurança do Trabalho

De uns tempos para cá tenho observado alguns comerciais que mostram preocupação com prevenção de acidentes, pois afinal de contas,cliente morto não paga. Recentemente observei o novo comercial de sandálias em que um guarda multa o condutor por estar dirigindo de sandálias, ao que o cidadão retruca "mas é crime dirigir de (...)?" e o guarda responde"é infração prevista no código de trânsito brasileiro" e ao final arremata" crime é você namorar(...) e sair com esses dois marmanjos. E ainda aparece uma mensagem na legenda "siga as leis de trânsito". Muito bacana.

Quando da nova lei que torna mais severa a condução ingerindo bebida alcóolica, uma cervejaria logo criou a campanha "Motorista da Rodada" e num dos comerciais o cidadão toma uma água de côco satisfeito por se divertir e levar os amigos.

Particularmente achei estranha a campanha nova de uma multinacional de origem brasileira em que mostra um carro saindo da garagem e passando pertinho de uma criança,quase de raspão. Não é raro acidentes em que pais atropelam filhos e se traumatizam para o resto da vida. Tem-se que ter cuidado com essas abordagens,mesmo que queira mostrar um veículo"inteligente". No conceito da Pirâmide de Bird moderna e adapatda,trata-se de um incidente grave.

Há campanhas no exterior fortíssimas de veículos,combustíveis,entre outros mostrando cuidados como falar ao celular dirigindo,mandando torpedo,distraindo-se.Campanhas para uso de capacetes aos motociclistas,etc.

Há muito que melhor ainda principalmente no Brasil, mas estamos no caminho certo.

Nenhum comentário: