terça-feira, setembro 15, 2009

ACIDENTE DE TRAJETO

Quando recentemente abordei o tema "Armadilhas Urbanas"(http://trajanoengseg.blogspot.com/2009/06/armadilhas-urbanas.html) intrinsecamente estava me referindo a Segurança do Pedestre de uma forma preventiva diante da realidade dos grandes centros urbanos e que particularmente,usei Salvador como referência em função do que vejo,ouço,sinto e inclusive já fui vítima várias vezes de quedas,sustos,quase-acidentes bem como testemunhei cenas tragi-cômicas,inclusive que eu não sei porque até hoje as pessoas tendem a rir quando não dão gargalhadas do tombo alheio.Pior,não ajudam e ficam assistindo o circo,sem dó nem pena.
Como nosso espaço STV - Segurança do Trabalho e da Vida visa desenvolver a cultura prevencionista para o cidadão,num país que a despeito de não ter terremotos,furacões,maremotos,vulcões,temos um povo que abusa da sorte,acha que nunca vai acontecer nada e isso se reflete começando em casa nos nossos vacilos com choque elétrico,queimaduras,gás,água quente,queda da mesma altura(tropeços),queda de diferentes níveis,domésticas sem qualquer instrução nossa fazendo gambiarras e subindo nas janelas,enfim começamos em casa e vemos em nosso lazer extintores de incendio escondidos,ausencia de saídas de emergencia(tragédias não faltam para contarmos e ainda assim ande por Salvador,Rio e São Paulo,entre outras e verás o que digo),poderes publicos em descaso com passeios quebrados,ruas cheias de buracos,matos que enganam e nos fazem cair,fora terrenos baldios repletos de pessoas usando drogas e mosquito da dengue(entre outros). Diante disso o STV vem desenvolvendo o Programa de Segurança com Inclusão Social - SIS e que junto a instituiçoes,abrigos,ailos,hospitais junto com parceiros contribuirá para prevenir acidentes orientando,informando,educando e se precisar,treinando,sem custo obviamente.´Particularmente me coloco a disposiçao de Condominios para Palestras e Treinamentos com valores acessíveis para criar cultura e ensinarmos porque porta de emergencia tem que ficar fechada,como usar as escadas,segurança em elevadores,isolar area com piso molhado ou sob risco de queda de pedaços de bloco(recentemente em meu predio um pedreiro furando parede para colocar ar condicionado,nao isolou area embaixo no terreo e por pouco nao acerta alguem passando).Nosso site não é apenas para quem trabalha na area de segurança do trabalho mas principalmente para o cidadão mais leigo.
Tenho observado ao longo destes anos e mais recentemente onde trabalho,cada vez mais incidentes o número de pessoas que se acidentam no seu trajeto. Conforme a legislação trabalhista vigente,para efeito de acidente de trabalho,"é todo aquele evento não previsto que ocorre no deslocamento do trabalhor da sua casa para seu ambiente de trabalho e vice-versa,e nisso inclue-se as refeições quando a empresa não dispõe de refeitório,desde que seja um trajeto rotineiro, a partir de um endereço devidamente registrado junto ao setor de RH quando da contratação. Exemplo: eu moro na Barra e trabalho na Pituba. Posso ir via Orla,Bonocô ou Avenida Antonio Carlos Magalhaes.Eu opto,nao preciso registrar isso,claro.Mas se eu desviar minha rota básica,for na Avenida Suburbana(periferia)e ir para Pituba,caso eu me acidente não se caracteriza o sinistro e não posso emitir CAT(Comunicado de Acidente de Trabalho,junto ao INSS). Estou descrevendo numa linguagem bem popular(me perdoem os engenheiros e tecnicos de segurança) justamente porque o objetivo aqui é implantar cultura desde casa. Dentro dessa linha tenho escrito como "Cuidados com os finais de semana(vide postagem) pois suas consequencias implicam em nosso estado psicologico,físico e emocional da segunda-feira ou dia útil seguinte(feriadões).
Falar de trajeto envolve respeito às leis de trânsito,principalmente pedestres ao respeitar a faixa,olhar para os dois lados(mesmo em via de sentido único,por causa de bicicletas e loucos de plantão),atenção aos semáforos,cuidados com escadas(não passar embaixo nem junto). Cuidados ao falar no telefone celular andando e deslocando-se em escadas rolantes ou fixas,cuidados com animais na pista,não ande em canteiros(ja houve caso aqui na cidade em que um gari encontrou um homem ferido dentro de uma caixa de inspeção de 3 m de fundura,escondida no meio do mato.Foi levado ao Hospital Gerado do Estado em emergência).
Sonolência,distração,efeitos colaterais de medicamentos,pendências de exames de vista que comprometem,esquecer de tomar medicação controlada ante crises de eplepsia,entre outros são fatores que podem causar acidentes,matar você e/ou outros.É preciso estar atento às nossas condições e o mundo ao redor,que são complicadas com questões sociais como riscos de assaltos,sequestros,agressões entre outras.
A rotina é um fator que relaxa. Mude o caminho único,saia da monotonia,crie alternativas que girem em torno de uma média de deslocamento(eu tenho 3 opções). Se programe para evitar atrasos e surpresas.Não corra. Antecipe-se aos riscos quando mudar de atitude e veja se vale a pena."A pressa é inimiga da perfeição" e pode trazer sérios prejuízos.
Qualquer dúvida estou a disposição para auxiliar e aprender também.
Manoel Trajano,15/09/09

Nenhum comentário: