segunda-feira, julho 13, 2009

SINAIS DA VIDA

É impressionante e maravilhoso como a divindade atua a nosso favor,por mais estranho e inusitado que possa parecer. Quanto ao doloroso,bem,depende de como encaramos essa atuação muitas vezes contrariando nossas expectativas indo em estradas erradas e pensando que era certa.Tenho uma amiga que tentou o Vestibular para Direito umas 3 vezes e ficava arrasada a cada vez que perdia.Mas qual seria a diferença entre persisir e insistir?Devo mudar minha ação na primeira tentativa,na segunda ou na decíma,ou como sou brasileiro,não desisto nunca?Não é bem por aí....Calma.
Para ilustrar essa idéia que vale para relacionamentos,empregos,viagens,ações, lazer,sempre o inusitado aparece em nosso caminho,como forma de dizer não é por aqui,é por ali e lembramos dos anjinhos um a esquerda outro a direita,a dicotomia do bem e do mal que existe em nós cuja decisão será do nosso livre arbítrio.Ah,o livre arbítrio. Como ficamos dependentes do outro para dizer o que fazermos não é mesmo? Recentemente uma propaganda de automóvel bem bolada mostrava desde a infância nossa dificuldade nas escolhas tais como a morena e a loura,a camisa vermelha e a camisa branca,o time A ou o time B,a escolha dos carros e quando finalmente ele se decide,surgem uma bifurcação em sua estrada.E agora? Ele segue o caminho do meio onde não há pavimentação,vai pela terra mesmo.Qual a moral dessa estória?O livre arbítrio criou um novo caminho,fez uma escolha fora dos padrões convencionais.
Eu nunca falei isso para ninguém mas quando pensei em escrever isso me lembrei que há 10 anos atrás fui convidado para disputar uma bolsa integral de especialização em segurança do trabalho.Eu nem sabia o que era,juro por Deus.Eu pensei o quanto seria importante para mim em plena Defesa Civil ter um crescimento profissional com o novo status de especialista.Fui em frente,passei e amei e até hoje estou cada vez mais empolgado com o que faço,amando e valorizando a vida!Mas o que isso tem a ver com sinais? Me lembrei de que quando tinha uns 8 anos,brincando de picula na Galeria Moura(centro comercial de Santo Antônio de Jesus),corria pela lateral,olhei para trás e quando olhei para frente(correndo)tudo ficou preto!Apaguei!Desmaiei! No cólo do fotógrafo Barros,bem conhecido eu fui levado as pressas para casa de minha avó,meio tonto e acordando.Passado alguns dias,recpitulando e tentando entender o que tinha acontecido foi que descobri que eu havia me batido com um extintor de incêndio(se voce está achando graça,eu tambem estou). Tinha que ser um extintor de incêndio?Passados quase 30 anos aqui estou trabalhando com Prevenção de Acidentes(incluindo incêndio),Treinamentos Teóricos e Práticos com minha equipe formada por Técnicos de Segurança do Trabalho e lidei muito com incêndios na Defesa Civil e na SUCOM na Prefeitura de Salvador e depois na Bahia Pulp/PEC-Teh e Bahiagás.Virou uma "cachaça"como diz o povo.Precisei de uma porrada para dizer olha o que voce vai fazer(risos).
Brincadeira à parte,temos que estar atentos aos sinais da vida,onde termina a persistência e começa a insistência.Tenho parentes e amigos cuja tolerancia é zero para relacionamento tipo brigou,já foi,despacha.Não é bem assim.Estamos aparando arestas e nada é por acaso.As pessoas não aparecem na nossa vida do acaso.Nem empregos,nem oportunidades de caridade,nem nada! Espiritualmente falando descobri que ha muitos séculos passados fui algoz de situações incendiárias que causaram muita dor.Claro que vão ter aqueles que dirão "é coisa de meu inconsciente,é animismo,é imaginação".Temos o livre arbítrio para acreditar ou não nessa e em outras mensagens.Você pode parar de ler o texto agora.É uma escolha!Mas eu sei o quanto minha fonte foi fidedigna aliada a sonhos que tinha e uma fonte nao sabia da outra,cujo médium comunicante desconhecia.Extintor,incendio,construção civil,destruição,plano de emergência,estratégias de guerra...Ainda tem gente que não acredita em reencarnação,nem a lei de causa e efeito ou a lei do retorno.Sou grato a Deus pela oportunidade que tenho hoje e o quanto tenho aprendido nos meus relacionamentos afetivos e familiares e sigo amando,perdoando,relevando,respeitando. Me curvei a frente daqueles que tinham mágoa,raiva,ressentimento por mim.Eles não são obrigados a mudar nem aceitar,mas fiz de coração e mais uma vez vem o livre arbítrio,a escolha.
Os sinais da vida dirão o caminho a ser seguido,que vem na forma de inspiração,criação,nem que seja na presença de um médium de efeito físico que faz cair algo em sua frente,ou seu amor se esbarrar com você.Seriam os anjinhos do bem e do mal? Acredite nos sinais da vida pois "existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha vossa vã filosofia"(William Shakespeare).

Nenhum comentário: