terça-feira, julho 07, 2009

COMUNICAÇÃO II

Pessoal,

Mais um e-mail circulando na internet assustando as pessoas e o mercado de quem vende e usa o gás natural. Vamos esclarecer! Respondi assim a um colega da área de Segurança do Trabalho que me enviou um e-mail alarmante de que explodiu um cilindro de GNV na Garibaldi e anexadas as fotos trágicas da vítima fatal mutilada.




Comunicação é TUDO e as informações que lhe passaram ESTAO ERRADAS!!! REPASSE A SEUS CONTATOS URGENTEMENTE!!

Primeiro - Foi na Cidade de Garibaldi/RS e não na Garibaldi(vao pensar que foi aqui na AV.Anita Garibaldi em SSA);

Segundo - O acidente não foi com cilindro de GNV - Gas Natural Veicular. Foi com cilindro de gás freon(utilizado em refrigeração) que estava escondido no porta-malas e ligado com gambiarra a um cilindro de GNV que nada teve.Como a pressão para o cilindro de GNV é de 220 Kgf/cm2 ou quase 220 bar,o outro nao resistiu,pois é irregular,ilegal,e nao suporta essa pressão(é bem menos resistente);

Terceiro - o acidentado estava no fundo do veiculo e quando abria o porta-malas(por recomendaçao de Segurança jamais deve-se ficar ao fundo),o frentista acionou a liberaçao do Gas Natural naquela pressao e explodiu pelo motivo acima(segundo item). Ele foi projetado a mais de 20 m de distancia contra o muro e morreu na hora;

Treinei mais de 400 frentistas em pouco mais de 1 ano no periodo em ques tive na empresa anterior. Foi um trabalho preventivo-educativo,pois a responsabilidade é dos donos dos postos treinarem.O limite de atuaçao da Companhia é até a Estação de Gás Natural.Ha resistencia dos condutores em abrir a mala(ventilaçao durante a presao alta que esquenta o cilindro e pode vazar em caso de manutençao).

Outros casos:

Posto CEM/BR em Curitina,Posto em Catu e Posto Texaco/Bonocô(esse foi com GNV numa pick-up mas era de sucata,venderam a ele gato por lebre)

Foi o unico caso de Vitima fatal conhecido e já tem 5 anos,quando o mercado estava em ritmo aquecido e crescendo rapidamente.

Em tempo uma falha que ainda o mercado não corrigiu e principalmente os taxistas insistem na ignorância e não se atualizam:

O preço do gás natural nos dispensers(que chamam de bomba) é em R$ / m3(reais por metro cúbico). Gasolina,Alcool e Diesel é R$ / l (reais por litro). Logo é totalmente errado dizer que o gás está mais caro do que o alcóol.Só para se ter uma idéia prática se roda muito mais com o cilindro de gás natural do que com o tanque de combustivel liquido cheio.Isso basta.Quer saber detalhes faça uma simulação no site da Bahiagás www.bahiagas.com.br ou seu 0800-71-9111 ou entre em contato com o 71-3206-6000. É impressionante quanto a Comunicação deles nas entrevistas ainda complica e nao explica o óbvio.
Em termos técnicos num mesmo estado físico da matéria, 1m3=1000 l,como o gás se expande e ocupa o volume que o cerca é só para se ter uma idéia de que é impossível comparar o valor econômico e sim comparar o custo-benefício.Gasolina continua tendo maior octanagem do que o Alcóol e que por sua vez maior que o Gás.Vale a pena para quem roda muito no centro urbano ou viaja muito,e que tenha mala grande ou se for pequena mas nunca use.

Nenhum comentário: