terça-feira, março 24, 2009

FALTA DE CULTURA PREVENCIONISTA

"Tarde de pânico no bairro da Barra em Salvador. Um incêndio destruiu parte de um prédio comercial. Algumas pessoas que trabalhavam no local na hora do acidente tiveram que pular da janela para escapar do fogo.O incêndio foi em um prédio comercial na Rua Marquês de Leão. No local, funcionavam imobiliárias, construtoras e escritórios de advocacia. No térreo, lojas comerciais.Segundo testemunhas, o fogo teria começado por volta das 16h no primeiro andar do edifício.O publicitário Élder Lima estava no segundo andar e só percebeu o que estava acontecendo quando ouviu os gritos. ‘Muita fumaça, aí não deu para sair. Eu tive que pular de uma janela. Pulei para o primeiro andar’, conta.‘A escada é estreita e é em pé. A gente nem conseguia enxergar ninguém. O único jeito de a gente sair foi pela janela mesmo’, diz a empresária Jéssica Melo.No local, bombeiros tentavam controlar o fogo, mas contavam com muita dificuldade. Uma das mangueiras utilizadas não tinha pressão suficiente para levar a água até o primeiro andar. Outra mangueira estava furada.Em alguns momentos, bombeiros ficavam sem ter o que fazer. Pouco mais de uma hora depois, mais uma viatura dos bombeiros e um caminhão-pipa chegaram ao local. O fogo só começou a ser controlado no início da noite. Dois andares do edifício ficaram completamente destruídos."
BA TV - Tv Bahia.

Incêndio destrói prédio comercial em Salvador
Pessoas que trabalhavam no local tiveram que pular de janela.Segundo testemunhas, fogo começou no primeiro andar do edifício.

Do G1, em São paulo, com informações do BATV

Prédio em Salvador pegou fogo na tarde de sexta-feira (Foto: Reprodução/ TV Bahia)
Um incêndio destruiu parte de um prédio comercial na tarde desta sexta-feira (13) em Salvador. Algumas pessoas que trabalhavam no local na hora do acidente tiveram que pular da janela para escapar do fogo. No local, funcionavam imobiliárias, construtoras e escritórios de advocacia. No térreo, lojas comerciais. Segundo testemunhas, o fogo teria começado por volta das 16h no primeiro andar do edifício.

Os bombeiros tentavam controlar o fogo, mas enfrentaram muita dificuldades. Uma das mangueiras utilizadas não tinha pressão suficiente para levar a água até o primeiro andar. Outra mangueira estava furada. Pouco mais de uma hora depois, mais um carro dos bombeiros e um caminhão-pipa chegaram ao local. O fogo só começou a ser controlado no início da noite. Dois andares do edifício ficaram completamente destruídos.
22/03/2009 às 11:16 ATUALIZADA EM: 23/03/2009 às 10:43
Instituto de Química destruído por incêndio
Meire Oliveira

Um incêndio no Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (Ufba) causou prejuízo de pelo menos R$ 800 milhões em equipamentos de pesquisa e graduação. Uma explosão, por volta das 16 horas de ontem, no laboratório 519 deu início às labaredas que ainda não tinham sido debeladas até o início da noite, pois os bombeiros não tinham espuma química, substância apropriada para este tipo de combustão.
Só às 18h40 chegaram duas viaturas da Infraero e mais uma da Braskem, às 19h15, com o produto específico ao combate feito no início com água com apoio de carros-pipa da Embasa. Os bombeiros também precisaram de ajuda dos professores que entraram no prédio para ceder máscaras e respiradores, pois a inalação dos produtos causam asfixia e destroem as vias respiratórias. Havia risco também de explosão de cilindros contendo hidrogênio e acetileno, produtos de forte potencial explosivo, chegando a 100 vezes mais que um botijão de gás de cozinha.
Desesperados, professores e alunos choravam a perda de anos de pesquisas. Raígenis da Paz Fiúza, 26 anos, não sabe se vai poder defender sua dissertação de mestrado em Engenharia Química prevista para abril. “Perdi amostras, textos e não sei o que vai acontecer”. Ele estava no laboratório 504 e com mais dois professores, dentre eles Cristina Quintela, tentou reduzir as chamas com cinco extintores. “Chamamos os bombeiros e começamos a evacuar as salas”. As dez pessoas presentes no prédio saíram ilesas.
Há suspeitas de que um forno de alta temperatura ligado ou um curto-circuito pode ter dado início a destruição. No entanto o professor Joilson de Andrade, há mais de 30 anos no local, afirma que falta gestão adequada. “Tem dinheiro, mas há descaso com o prédio do governo federal a direção da unidade. O local que coordeno recebe recursos na ordem de R$ 5 milhões. A manutenção é feita somente pelos grupos de pesquisa”. Ao todo são 50 laboratórios que são requisitados por empresas com a Braskem, Ford e Petrobrás e responsáveis por 1/3 da produção científica da Bahia.
Quando vejo estas notícias vejo o quanto Salvador está despreparada para incêndios e quando falo a cidade incluo a população em geral,síndicos,administradores de condomínio,fiscalização inexistente do poder público e principalmente a inexistencia de uma cultura prevencionista através de treinamentos e recursos de segurança para prevenir ocorrencias como estas e tambem o que fazer em caso de emergência. Sou um profissional que me disponibilizo no mercado para orientar,ajudar,treinar diante de situações como essa. É lamentável ver essa demanda reprimida que não se transforma em oferta em oportunidade de conhecimento e aprendizado. Até no Condominio que moro ja ofereci de graça uma palestra educativa. Nao tive nenhum retorno.E la estao as instalaçoes de combate a incendio totalmente oxidadas,porque o condominio nao tem dinheiro,sempre priorizando pinturas e pagamento de dívidas.Esse é o Brasil que nao tem Terremoto,Furacão,Tsunami,Vulcão mas tem um povo difícil de se precaver,por Natureza,pois sempre acaba em Futebol,Carnaval e Praia.Para completar ainda tem os bravos bombeiros que sofrem com a falta de recursos como falta de água,mangueira furada e principalmente,conhecimento por combater todo tipo de incendio com água,grave erro que pode custar feridos e mortos em combate.

Nenhum comentário: