terça-feira, março 31, 2009

CONDUTORES DE ÔNIBUS,TAXI E MOTOS

Há algum tempo eu já estava para abordar esse tema tão controverso,complexo e soci0-cultural que tanto mexe com a população e onde estão inseridos Condutores de Ônibus, Taxis e Motos,porém tive que adiantar face a mais uma tragédia que ocorreu aqui em Salvador dia 28/03/09, a tarde,no bairro de Armação na Orla Marítima da cidade, causada pela perda de controle de um ônibus que vinha na pista sentido Boca do Rio-Pituba quando saiu da sua rota,atravessou o canteiro central,passou por cima de um veículo Peugeot preto e acabou por atolar na areia da praia daquele bairro.Entre vários feridos(inclusive o condutor do ônibus) uma vítima fatal,médica de 59 anos,que inocentemente trafegava na pista contrária.A perícia em 30 dias deverá dar as causas do sinistro.
Cerca de 8 anos atrás fui dar suporte,como Engenheiro da Defesa Civil, num acidente em Caminho de Areia um ônibus em alta velocidade,saindo de um final de linha,vazio(so tinha condutor e cobrador) para pegar uma via principal,ao se deparar com uma bicicleta desviou da mesma,porém acertou em cheio uma residência e entre os dois uma vítima fatal que passava por ali(e morava na mesma rua). O condutor fugiu com medo de represália.
Tem sido cada vez mais comum acidentes deste tipo,seja por falhas humanas(grande maioria) ou falhas mecânicas,em ambas o condutor na maioria das vezes foge com medo de represália da população. Absurdo vemos diariamente com fechadas com veículos menores, alta velocidade(a desepeito do tacógrafo), colisões propositais confiando no seguro da empresa, competição entre eles ou intimdação de outros condutores, alem de pressões oriundas de empresas e fiscalização municipal para cumprir horários e muitas vezes com veículos superlotados que desrespeitam conforto e segurança do usuário que sofre antes e depois de sua jornada de trabalho.
Faltam soluções técnicas e não políticas e paliativas para resolver a questão, uma mazela urbana que parece não ter fim,alem da questão tarifária que sufoca o trabalhador e usuário. Falta treinamento adequado e acompanhado. Os jovens motoristas se inspiram no péssimo exemplo e vícios dos mais velhos condutores,desmotivados,incrédulos e descompromissados de melhoria na qualidade. A população denuncia que até no telefone celular os condutores se encontram enquanto dirigem.
O stress do ruído do motor próximo ao condutor,o contato direto com a população e suas agrugras,stress,reclamações,condutores de outros veículos,engarrafamentos,poluição que somam aos problemas familiares fazem um conjunto de fatores que implicam na melhoria da qualidade do treinamento,preparação,habilitação e capacitação destes profissionais.
Saindo da questão dos ônibus e por razões parecidas vem a questão da grande maioria dos taxistas, que são totalmente e tecnicamente despreparados para lidar com o cliente,o passageiro e que a despeito das dificuldades que enfrentam de segurança pública estão na atividade porque precisam e deveriam estar preparados para os riscos com outros profissionais se preparam,mas entramos em outra questão.A jornada de trabalho diária,o contato direto com a atividade leva a um erro que os condutores de ônibus tambem cometem,assim como qualquer outros profissional:a acomodação e o excesso de confiança, que levam a cometer absurdos em nome de garantir mais um passageiro ou o atendimento a suas expectativas.
O que ambos profissionais acima não sabem é que um serviço de má qualidade denigre toda uma classe e cria uma desarmonia no âmbito social. Precisamos todos sermos parceiros uns dos outros para que se acabem essas brigas. Por trabalharem como autônomos na grande maioria e sem ter a quem dar satisfação,inclusive do seu patrimônio(o carro) e ciente de que uma batida pode deixá-lo parado e perdas financeiras incalculáveis,o profissional deve ser o primeiro a ser prevenido,circular de faróis acesos a noite(e nao estacionamento nem luz azul ou neón),obedecendo e respeitando as leis de trânsito e os pedestres. Falar em pedestre não se deve sair da pista da esquerda de uma Av.Paralela em diagonal para pegar um passageiro no passeio da direita,ignorando os veículos que ali circulam.Isso é quase um suicídio. Se vê nas ruas provocações, barbeiragens e loucuras de toda ordem quem põe em risco todos os condutores e pedestres.
Falando em qualidade de atendimento, profissionais de taxis em algumas cidades brasileiras andam alinhados na vestimenta(uns usam até terno), não fumam e tratam com cortesia o cliente. Que adianta tratar bem seu passageiro e tratar mal o condutor vizinho e o pedestre?Que imagem vão ter deste profissional? Vamos trabalhar em prol da prevenção de acidentes de trânsito e respeito a todos. Com relação ao uso de GNV, mais seguro que alcóol e gasolina,deve-se abrir a mala e sair do veículo,sim. Nao que seja mais perigoso que aqueles,mas por se tratar de um sistema a parte,colocado numa oficina especializada e por ser preventivo.
Para ambas as classes, entendo que os sindicatos deveriam se envolver mais e de preferencia junto com as autoridades em busca de soluções de prevenção de acidentes,qualidade dos serviços para população,psiciologia individual e coletiva para lidar com stress e pressão de quem quer que seja,alem de questões tarifárias e salariais.
Para encerrar, com relação aos condutores de motos, a questão mais grave vem de uma legislação federal deificiente, falha e que abre precedente para o grande número de acidentes que vem aumentando a cada dia em decorrência da queda do custo das motocicletas,da facilidade de financiamento e sua acessibilidade e principalmente por ser um veículo mais rápido,e muito mais inseguro e vulnerável(por ser aberto) do que um carro de passeio,por exemplo.
Onde está essa falha na legislação: está pura em simplesmente na resumida base necessária para tirar a carteira,limitada a 15 horas-aula circulando em área isolada das vias públicas(diferente de carro e ônibus que pegam a pista) e por treinar o aluno até a 2º marcha(a moto tem até 5,igualmente a carros). Após o treinamento de estabilidade, direção e baliza,suficientes para o exame pelo DETRAN e após aprovado no mesmo,cabe ao aluno se aperfeiçoar(já com a carteira na mão) para desenvolver maiores velocidades até a 5º marcha!!!! Agora junte isso com questões sociais,necessidades de emprego como entregadores de pizza,office-boy,entre outros que fazem o perfil de motoboy.Estou focando aqui nos chamados motoqueiros,diferente dos chamados motociclistas que nutrem pela moto um amor,um respeito a cidadania,o esporte,a disciplina e tem respeito pelo cidadão como um todo e a sociedade.
O resultado desta falha conjunta resulta nos acidentes na maioria fatais que vemos por aí,aumentando as estatísticas de sangue que somadas ao alcoolismo fazem do nosso país,juntando as três categorias aqui mais veiculos de passeio um país que mata mais do que as guerras no mundo afora,outra forma de violência em que tem nas autoridades seus maiores cúmplices que tentam controlar salvo exceções,com medidas pífias que deveriam ter na raiz algo simples e efetivo chamado EDUCAÇÃO.

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