domingo, maio 01, 2011

DIA MUNDIAL DO TRABALHO - 1º DE MAIO

Por Manoel Trajano
Engenheiro de Segurança do Trabalho

Deveria ser um dia de celebração pelo emprego tão difícil hoje em dia no mundo inteiro,em especial no Brasil,mas ainda lamentamos milhares de mortes,mutilações e sub-notificações em que não apenas trabalhadores mas famílias são atingidas por uma falta de consciência preventiva, de investimento em treinamentos, em mão-de-obra qualificada,entre outros fatores.

De pequenas até gigantes empresas se vê acidentes com motivos tão banais em que se leva para casa uma cultura equivocada de achar que nada vai acontecer e se "entrega a Deus". Não precisa ir muito longe. Basta olhar nossa legislação trabalhista e previdenciária que somada a falta de fiscais do MTE(interesses políticos mesquinhos) mostra-se um governo omisso e cúmplice de tantos afastamentos que lesam e massacram o que o trabalhador tem de mais básico:o direito a um tratamento e acompanhamento dignos. E vem a depressão,vem o afastamento com retorno programado pela perícia do INSS(nunca vi nada tão absurdo) sendo dados laudos de liberação para atividade sem a menor condição possível.

No mundo o Brasil se junta a um parceiro que tem nos seus produtos baratos o sangue e a doença de trabalhadores sem proteção individual adequada, sem noções de primeiros socorros, sem treinamentos em contingência e emergência,sem nada que se refira a segurança e saúde do trabalhador.

Fiquei aliviado ao ver o Ministro do Trabalho falar em necessidade do uso do EPI na festa em São Paulo para evitar mortes e mutilações.Mas não adiantar fornecer o EPI sem treinar,Ministro.Mas fiquei feliz ao ver isso pela primeira vez na imprensa. Nossa população idosa ja responde por 14% do total no censo recente do IBGE. E agora?Aumentar os impostos?Não! Aumentar a receita?Sim,mas como?Incentivar a Previdência Privada?Sim.

Até quando SST será encarada como custo e não investimento,como problema e não solução?Como algo que agregue valor e não que atrapalhe o desenvolvimento?É necessário desde a escola se falar em prevenção de acidentes,de orientar o que corta,fura ou prensa! É um caminho longo a ser percorrido,muito já foi feito,mas falta mais ainda a percorrer.

Parabens a todos os trabalhadores de carteira assinada e autônomos,a todas as empregadas domésticas, a todos que vivem o trabalho com paixão e comprometimento pensando no dia de amanhã,no retorno para casa com saúde! E que temas como Assédio Moral,Depressão,Suicídio,Desvios que precedem Incidentes,Incidentes que tratados evitam Acidentes sejam mais discutidos nos DDS pelo Brasil afora em cada cantinho em preciosos minutos.Que venham Engenheiros de Segurança,Médicos do Trabalho,Enfermeiros e Técnicos do Trabalho,Técnicos de Segurança e Gestores para o chão de fábrica seja ela operacional ou administrativa para um papo rápido sobre Prevenão e Emergência.


Nenhum comentário: