quinta-feira, junho 18, 2009

SEGURANÇA DEVE VIR DO BERÇO

Acerca de um e-mail que está circulando sobre saudade dos anos 70 e 80 em que nos ralávamos,caíamos,abusávamos do sorvete,quebrávamos braços e pernas e todo mundo sobrevivia,sem tantas informações e conhecimentos como se isso fosse ruim venho comentar o seguinte:

Segurança não é chatice nem paranóia. Descobriram-se doenças que nao se conhecia e riscos que nao se tinha conhecimento. Ha como se buscar o equilibrio sem acessos e sem precisar de casquinhas de ferida nos joelhos e cotovelos.Eu mesmo caí varias vezes,me ralei todo e ja chutei o chao de cimento e fiquei em"carne viva",ja bati a cabeça na quina do banco de cimento,ja enfiei a cara no extintor de incendio brincando de picula(será que é por isso que vim parar com Prevençao de Incendios...??rssss),enfim ja engoli agua,terra,comida ruim..Sempre as crianças vao passar por isso...mas temos mais proteção e isso nao é ruim....
Continuamos vacilando e o número de acidentes domésticos(e banais) estão nas alturas com choque elétrico,queda de altura,queda no mesmo nível,queimaduras,vazamentos de gás de cozinha,acidentes com vidro e os pais e responsáveis não tem ficado atento a esses índices alarmantes. É mais fácil colocar uma tela de proteção na varanda do que orientar o rebento a não subir na cadeira e na estante da sala,a não mexer com faca,tesouras e tomadas. Liberdade sem limites em nome de "deixa a criança brincar" e as escolas viram um posto avançado de nossa omissão. Aquela cicatriz no rosto e no corpo que vira o orgulho de nossas travessuras. Como aquela propaganda de sabão em pó diz que brincar é saudável,sujar faz bem. Concordo com a primeira parta mas a segunda é porque eles querem vender e é voce que vai lavar ou pelo menos colocar na máquina. Ensine a criança a tirar a camisa no calor,passar repelente contra o mosquito da Dengue e outros,a ser feliz mas sabendo os limites. Tanta permissividade em todas classes levam a dificuldade que nós da segurança temos para com os trabalhadores,principalmente os menos esclarecidos que trazem seus vícios de suas casas e não usam capacete porque dizem que coça,porque a luva incomoda,porque o protetor auricular é chato de usar,quiçá protetor facial,quiçá cinto de segurança,isolamento de área,enfim sua ignorância(no sentido puro da palavra,não ofendendo) e com a incompetencia das autoridades públicas os nossos índices de acidentes,lesão e ciffras de gastos batem nas alturas.

Nenhum comentário: