quarta-feira, junho 17, 2009

ARMADILHAS URBANAS

Os grandes centros urbanos brasileiros como Rio de Janeiro,Salvador,São Paulo,Porto Alegre,Recife,Fortaleza,Belo Horizonte entre outros são verdadeiros antros de armadilhas que podem causar quedas,cortes,queimaduras,choques elétricos,intoxicações e outras tantas lesões oriundas de acidentes durante nosso cotidiano seja ele andando ou conduzinho veículo. Vou descrever particularmente de Salvador onde moro e convivo diariamente como cidadão e já fico "ligado" nas coisas ao meu redor e nem sempre escapo de um sinistro,como tantas outras pessoas.
Buracos nas pistas e nos passeios,desníveis acentuados(que não são degraus),meio-fios quebrados,poças d´agua sejam elas causadas por chuvas ou lavagem de veículos ou derramamento de outros que não respeitam o próximo,queda de materiais de obras em construção ou reformas de prédios ou apartamentos prontos,que somados a desatenção dos pedestres e inabilidade,imperícia,imprudência de condutores de veíuclos particulares ou não,acabam por sobrecarregar o SAMU e o SALVAR com tantas coisas que acontecem diariamente.
Vamos aos fatos. Final de semana passada com casa cheia de sobrinhos e pais idosos ouviu-se um estondo de blocos caindo na lateral do prédio.Qual foi a surpresa,eram pedreiros quebrando a parede para colocação de ar-condicionado para o recem-chegado morador do apartamento que estava desocupado. Obviamente minha bronca foi geral para a responsável e pela janela e quando desci aos berros eu dei uma de engenheiro de obra mesmo"ou para agora esse serviço ou vou chamar a SUCOM e a Policia"pois os caras continuavam a despeito da vizinhança assustada e pedindo para parar de cair poeira e blocos nas varandas abaixo. Eu fico me perguntando o que se passa na cabeça desses caras que só fazem isso a vida inteira(não eram jovens) e quanto custa isolar uma área lá embaixo com uma simples fita(não precisa ser de marca não,até um pano com papel e nome não passe,risco de queda de materiais,qualquer coisa). Poderiamos ter um traumatismo craniano com morte ali com crianças,adultos ou idosos.
Uma semana depois um vendaval arrancou parte da tela de proteção contra poeira do esbelto prédio da frente em construção. A tela azul cobriu o poste ao lado e fechou curto-circuito que apagou a rua inteira e desligou os prédios às 23:25 h e a COELBA só apareceu quase 4 h depois.Liguei para os Bombeiros por volta de 1:30 h para avisar que a tela chamuscava e ameaçava pegar fogo em sua extensão que cobria em parte o portão do predio habitado da frente.Fiquei com dúvidas sobre o isolamento no tecido daquela tela que poderia acidentar os moradores pela manhã ao tocarem o portão de aluminio que embora seja um mau condutor,a tela estava úmida.Mas os Bombeiros nao apareceram.Decepção minha que sempre elogiei eles que lutam contra toda falta de recursos(água,mangueira furada,apoio de equipamentos,etc).Mas graças a Deus nada houve e a tela foi removida pela manhã quando os operários chegaram às 7 h.
Ali na lateral do Mercado do Peixe na subida para o Hotel Blue Tree Towers tem um desnível de um passeio para outro que eu nao sei que cargas d´água a Prefeitura até hoje ha mais de 10 anos não fez uma escada ali ou colocasse um guarda corpo para proteger o pedestre.Eu nunca soube de acidente mas quem pensa em prevenção não espera acontecer não é?Mas é demais cobrar isso da SUMAC que eu vejo como um setor da Prefeitura ultrapassado,com pessoas desmotivadas(a maioria são pessoas velhas),que recebem pouco e não tem recursos.Não vou mais falar sobre as operações tapa-buraco que ofendem a boa prática da Engenharia que prevê o recapeamento com trabalho no material do subsolo.Mas a população que paga o preço levanto seus veículos para borracharias,oficinas,cuidar da suspensão,jante,chassi,monobloco,ou seja,cuidado com seu veículo...
Falando em buraco,cuidado com aqueles profundos ou em forma quadrilátera,pois estes sem piedade rasgam mesmo seus pneus. Eu tive essa infelicidade Av.Heitor Dias 23 h ao passar numa curva em que o poste estava apagado(será que era armadilha,calculada,muita coincidencia....).Juro que nao viu.Só ouvi dois sons: a batida e a borracha lascada...Subi do jeito que deu para um lugar movimentado,no caso ali,em frente a um condominio na Vila Laura. Afinal eu seria vítima fácil...
Há alguns anos atrás um gari encontrou uma pessoa que havia caído num canteiro repleto de mato alto num dos canteiros da cidade,nao me lembro se foi na Av.Vasco da Gama ou na Av.Bonocô. A pessoa havia caído numa daquelas caixas de drenagem pluvial escondida pelo mato,com cerca de 3 m de profundidade e a vítima se encontrava com várias lesões,sangrando e senao me engano com fraturas. O gari estava roçando o mato que mais parecia uma selva.Normal na nossa cidade....
Falar em Mato alto,o que dizer daquele da saída da cidade,cortada pela BR-324 cujos bairros de Salvador se estendem a varios kilometros e o jogo de empurra entre Prefeitura e DNIT que cuidam da manutenção deixa o cidadão em alto risco de morte em trechos de ausencia de visibilidade de vias de alta velocidade(100 km/h) e pontos de aquaplanagem que nunca são sanados.Parece que temos uma indústria da morte ali e ninguem resolve.Impressionante.As pessoas não usam as passarelas com medo de assalto e atravessam a pista(são verdadeiros suicidas). Problemas sociais se misturam,agravam e a demagogia política impera porque ninguem liga para o povo e as rádios ganham ibopes diários com programas sensacionalistas que so fazem gritar,reclamar,lamentar e ninguem ajuda de fato.
Isso sem falar nas empresas de fundo de quintal e suas contratantes irresponsáveis que abrem as vias para colocar seus cabos e jogam terra,barro,asfalto feito na casa deles com a cara deles que deixam para a Prefeitura com nosso dinheiro(deles tambem,porque é dividido né) e acabamos por pagar a obra medonha que eles deixam e põe em risco os pedestres e condutores.
Tudo isso somado a nossa falta de Educação,ao nosso egoísmo, a nossa falta de respeito diária que não respeita filas,regras e lugares.A lei da vantagem sobre os outros.Aos taxistas que so respeitam o passageiro quando está no carro pagando e que se dane os pedestres e aos outros veiculos,aos "carteiras-compradas" que nao tem noção nehuma de cordialidade,cortesia,respeito e técnicas defensivas,aos condutores de ônibus incompetentes e mal treinados que só herdam o que não presta dos vicios dos mais velhos.
Como diz um amigo meu "só paciencia" mas é dificil...Muito difícil...

Nenhum comentário: