sexta-feira, junho 26, 2009

DICAS GERAIS PARA SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Alguns cuidados ao dirigir:

- Ao mudar de faixa, sempre sinalize ANTES indicando o lado da intenção.Espere momento seguro.(Há ainda pessoas que sinalizam um lado e vão para o outro...);
-Usar sempre o CINTO DE SEGURANÇA em qualquer velocidade;
- Veículo requer manutenção periódica,calibração dos pneus,higienização e limpeza. Aprender a ler o Manual do Condutor e fique atento a prazos de validade como baterias,velas,filtro de ar...etc.
- Cuidado com pista molhada. Reduza a velocidade para um máximo de 80 km/h em pistas de até 100 km/h e para 60 km/h em pistas de 80 km/h. Cuidado ainda com poças que podem ser pontos de aquaplanagem;
- Em caso de aquaplanagem,manter a calma,nao pisar no freio e tentar equiilibrar o veiculo pelo volante pois o minimo de atrito que houver vai ajudar a equilibrar.Jamais pise no freio,pois o veiculo rodará e piorará a situação;
- Em pistas molhadas com ou sem chuva ocorrendo,cuidado ao subir ladeiras,certifique-se antes que seu veículo esteja em boas condições(pneus) assim como a pavimentação(se está em bom estado,se não está com barro,etc);
- Nas faixas de pedestres SEM SEMÁFORO dê preferência ao pedestre principalmente se tiver acumulando muita gente para atravessar e observe se vem outros carros,motos,caminhões ou bicicletas pelo seu retrovisor. Você pode evitar um atropelamento!
- Ao passar por poças d´água reduza o suficiente para não dar "banho" no pedestre;
- Ao dirigir se receber um "banho" de outro veículo e perder a visão momentaneamente não freie bruscamente.Pode haver um veículo atrás de você!
- Não acenda pisca-pisca em túneis ou neblinas. Isso é um vício perigoso e indica que o veículo está quebrado podendo confundir outro condutor;
- Não dê ré na via se perdeu uma entrada. Há registro de acidente fatal com motos que vinham atrás!
- Aos taxistas em especial,numa via de mais de duas faixas,ao perceber um cliente chamando,não cruze irresponsavelmente a pista em diagonal ignorando os demais. Risco de acidente e morte!
- Respeite as faixas de pedestres na faixa de retenção em qualquer circunstância! Mesmo na saída de edificios cruzando passeios. O passeio é via pública e não pode ser obstruída!
- Se dirigir não beba e se beber,não dirija(passe para uma amigo,colega,familiar que não ingeriu alcóol);
- Se estiver tomando medicação controlada ou aquelas que tem efeitos colaterais dê o tempo necessário antes de conduzir.Consulte seu médico!
- Epilépticos não devem dirigir,principalmente se perder o controle da medicação,se estiver atrasado,etc.
- Caso haja colisão sem vítima,desobstrua a via e encoste o veículo em local seguro e de claro,sem risco de assaltos;
- Surpresas no trânsito podem ocorrer,tais como roda soltar de outro veículo,capô,objetos serem jogados,animais cruzando a pista desatentos ou perdidos. Atenção é tudo por isso o condutor deve estar sóbrio para garantir o reflexo necessário e em boas condições de saúde;
- Ao dirigir a noite,cuidado nos cruzamentos. Venha reduzindo gradativamente,esperando o semáforo abrir(verde) e mesmo assim,cuidado,podem ter pessoas alcoolizadas,suicidas,imprudentes avançando.É mais comum do que se imagina.ATÉ MESMO BOMBEIROS,AMBULANCIAS E POLICIA.
- Prioridade nas passaegens nesta ordem: BOMBEIROS(não se salve o numero de vidas a salvar),AMBULÂNCIA(uma vida sendo salva) e POLICIA.
- Se o semáforo estiver fechado e vier um dos anteriores acima. Abra passagem com cuidado com os outros veículos.Eles tem treinamento em DIREÇÃO EVASIVA e tem PRIORIDADE. Não se preocupe com radares ou sensores neste momento.Abra caminho com cuidado "enviezando" o veículo permtindo a passagem. O mais importante é a vida que está sendo salva!
- Respeite as Velocidades das pistas. Elas são calculadas conforme o projeto da via e seus entornos.Há Engenheiros Civis qualificados junto a outros profissionais que fazem isso,em sintonia com aqueles que constroem;
- Não ultrapasse em tunéis,pontes e viadutos.É proibido e inseguro;
- Não utilize transportes clandestinos. Eles não podem garantir sua segurança nem qualidade no atendimento,além de lesarem o sistema público por não pagar impostos.São Piratas do trânsito e podem matar!
- Ciclistas devem obdedecer as Leis de Trânsito,devem evitar contramão e passar ao lado direito dos ônibus.Risco de atropelamento do pedestre;
- Motociclistas devem treinar bastante,conhecer as Leis de Trânsito,usar capacete,refletores,vestimentas refletivas e dirigir no centro das faixas como outro veículo e deve ser respeitado. Deve-se evitar "costurar" e andar na divisão de faixas;
- Pedestres tem que respeitar as Leis de Trânsito e não atravesssar fora da faixa e com sinal fechado para ele. Deve-se concentrar no semáforo deles e quando inexistente,certificar-se de que todos os veículos pararam;
- Pedestres devem atravessar na Passarela. Se essa for perigosa,junte-se a mais pessoas e vá em grupo,ou peça apoio da Polícia Militar. Jamais atravesse na pista,principalmente perto de uma Passarela.Isso será suicídio!
- Se o pneu furar arraste o veículo do jeito que der para um local seguro como Posto de Combustivel,Condominio,Posto Poliicial,Aglomerações,etc.
- Jamais pare para atender telefone celular em acostamentos ou locais desertos.Cuidado nos Estacionamentos.Riscos de Assalto,Morte,Sequestro!
- Não trafegue na área zebrada.Elas foram reservadas para delinear o acompanhamento da curva e eventualmente para alguem encostar em caso de quebra;
- Durante o abastecimento não fale ao telefone celular,nem entre e saia do carro durante o abastecimento.Risco de descarga por eletricidade estática e microcentelhamento,com consequente queimadura de segundo ou terceiro grau e/ou pequena explosão local;
- Veja dicas de abastecimento de GNV em outra postagem deste blog;
- Use a buzina moderadamente e quando necessário. Não buzine em estacionamentos e túneis cuja reverberação causa perturbações psíquicas,levando a irritação e agressividade;
- Ao reduzir a velocidade numa reta e se houver uma grande distância para o carro de trás,ligue o pisca alerta para chamar atenção do condutor que segue atrás,isso evitará colisão.É comum em grandes vias urbanas e estradas;
- Acenda os faróis NORMAIS quando estiver em túneis,estacionamentos e locais de muita circulação de pessoas,principalmente quando não há espaço nos passeios para elas. Não se trata de você enxergar melhor apenas mas principalmente chama a atenção e dê sinal de luz alta quando necessário;
- Evite conduzir o veículo com faróis em LUZ ALTA permanentemente ou sinal de LUZ ALTA quando estiver próximo de outro veículo em sentido contrário.Isso leva a ofuscar a visão do outro e pode causar uma colisão frontal.NUNCA FAÇA GUERRA DE FARÓIS.É crime previsto no Código de Trânsito Brasilieiro;
- Não adapte seus faróis com cores que não são previstas no CTB como rôxo,vermelho,amarelo,azul. Todo o veículo é projetado conforme Normas nacionais e internacionais e são objeto de estudo por especialistas.Essa mudança pode levar a acidentes;
- Leia o manual de instruções do Veículo e não utilize cinto de segurança com banco reclinado para deitar. Lembre do jogador de futebol que morreu numa colisão com uma árvore que estava de carona e foi estrangulado pelo equipamento;
- Utilize o triângulo colocando-o a pelo menos 10 m de distância do veículo e no meio do acostamento ou margem da vista.Ele é refeltivo e chamará a atenção de outros condutores visando evitar atropelamento e/ou colisão. Caso não tenha(o que é infração no CTB),utilize galhos de árvores com folha e espalhe no acostamento até seu veículo.
-Cuidado com falsos acidentes. Há bandidos simulando com bicicletas e motos caídas e gente pedindo ajuda(mulheres e crianças) e voce pode ser surpreendido num assalto ao tentar ajudar. Vá até o Posto Policial mais próximo e comunique. Conheça antes o caminho e as condições sociais e de segurança da via que voce vai passar;
- Não utilize transportes irregulares,clandestinos. São pessoas não treinadas,muitas vezes não habilitadas e podem causar acidentes.
- Ao subir numa curva vertical(ladeira ou viaduto) fique atento a caso identifique fila e você tiver no ponto de inversão para início da descida,ligue o pisca alerta por alguns segundos antes do ponto máximo para sinalizar ao veículo que vem atrás para diminuir,pois você estará freando.Ele não tem a visão que a frente tem uma fila,só você.
- Cortesia é bom no trânsito mas não quando se desrespeita as suas leis,pode-se tornar um acidente. Tem sido muito frequente pessoa pararem na faixa,mesmo estando verde para pessoas atravessarem. Não faça isso! O outro condutor não tem a obrigação de parar pois ele está concentrado no semáforo que está liberando passagem e até mesmo por ato reflexo não estará atento a sua cortesia.Principalmente motos que passam pelas laterais;
- Motociclista deve conduzir seu veiculo pelo meio da faixa como um carro,ônibus,caminhão,etc.Nada de andar pelas faixas divisórias. Aos condutores devem respeitar as motos como qualquer outro veículo e não obrigá-las a ir para o lado.Não pressione com luz alta nem buzina. Ultrapasse com segurança e como a qualquer veículo.
Tem mais sugestões de dicas de segurança? Mande para nós!

2 comentários:

Anônimo disse...

Já perguntei pra várias pessoas e não se chega a uma decisão de qual é a prioridade de passagem de veículo numa subida: se dá preferência pra quem está Subindo ou pra quem está Descendo? Agradeço se alguém puder me responder pelo e-mail mabegoncalves2003@yahoo.com.br

Manoel Trajano - www.twitter.com/manoeltrajano disse...

Prezado Anonimo,

Obrigado pela visita e participação. Não há nada na legislação do CONTRAN que se refira a preferência e sim a obedecer a sinalização horizontal(piso)seja ela se contínua(proibida ultrapassagem)ou tracejada(permitida),cabendo nessa última prudência haja vista que a depender da inclinação da rampa,dentro do aceitável em norma de projeto para cada situação.Recomenda-se não ultrapassar para se evitar acidentes,mesmo porque vai depender da condição do condutor,da potência de arranque do veículo,peso em questão(carro cheio ou vazio,porte do mesmo como pequeno ou jamanta).Geralmente as pistas são com linhas duplas contínuas(proibido em ambos os sentidos).

Espero ter esclarecido e está aberto a outros pareceres.

Sds e Feliz 2010!