quarta-feira, maio 22, 2013

EDITORIAL:CONTRA TEXTOS DISCRIMINATÓRIOS E PRECONCEITUOSOS SOBRE TECNÓLOGOS

Sou a favor da liberdade de expressão e como Engenheiro de Segurança do Trabalho e Cooedenador de Curso de Graduação em Tecnologia em Segurança do Trabalho não posso ficar quieto de um texto ao meu ver que tenta inibir e desmotivar futuros Tecnologos.O profissional ja possui CBO e é reconhecido pelo CREA.Isso é um fato.Mais prevencionistas que venham a somar a Tecnicos e Engenheiros são sempre bem vindos.Amarrar a existencia de uma profissão a exigencia legal de dimensionamento da NR 4 é o cumulo do absurdo.A NR 4 exige o minimo(ou dispensa abaixo do numero de trabalhadores e classe de risco conforme Anexo II).Bombeiros Civis,Ergonomistas,Higienistas tambem não estão previstos na NR 4 e tem empregabilidade porque são muito úteis no contexto prevencionista.Acho que temos que deixar de ser corporativistas,classisistas e até mesmo sindicalistas fechando intereses direcionados,ignorando as demais profissões,principalmente as novas que querem se inserir e consolidar no mercado.Hoje,não se está na NR4,amanhã quem sabe,mas isso não é impeditivo das empresas sérias irem alem do minimo que a Lei exige.Se olhar por este angulo fechado,limitado que algumas pessoas fazem,ha contrtações em SP que ja pedem o 2 em 1,tecnico de segurança e bombeiro civil.E aí?O TST so vai servir para atender a NR 4 mas o contratante quer um Bombeiro.Portanto as pessoas precisam abrir a mente,se aperfeiçoar e não ficar estagnado em apenas uma profissão.Sugiro ouvirem Max Geheringer no You Tube falando sobre os TECNOLOGOS de uma maneira geral.
 
 
Participe deste debate por aqui ou no link:
 

2 comentários:

Nestor - Segurança do Trabalho nwn disse...

Oi Manoel,
Fiquei besta agora de ver uma pessoa tão instruída como o Sr falando que no meu texto tem preconceito, tem discriminação.
O Sr tem certeza que sabe o significado dessas palavras?

Só alertei com relação a empregabilidade. Coisa que até alguns Tecnólgos concordaram. Fala sério. Estou muito chateado contigo.

Até elogiei o valor da função, só não posso ficar quieto com relação a emprego...

Sem palavras com tamanha injustiça...

Manoel Trajano - www.twitter.com/manoeltrajano disse...

Nestor,


Boa tarde!


Em nenhum momento me referi ao seu texto ou a sua pessoa.Não foi essa minha intensão.Se por acaso se sentiu assim,me desculpe.


Eu me refiro a profissionais,sindicatos,pessoas de uma maneira geral no cotidiano,informações que chegam aos alunos sem fonte oficial e sem sequer embasamento.Longe de mim fazer referencia a você e seu respeitado blog.Abri uma nova discussão como forma de ouvir e ler os colegas e visitantes.


Grande abraço!


Trajano