sábado, maio 25, 2013

ALIANDO-SE AOS NOVOS AMIGOS DA PREVENÇÃO (Reeditado)

Por Manoel Trajano


Atenção deve ser dada na forma como certos tipos de profissionais,preocupados em perder espaço e falar em nome da oportunidade e do futuro de mercado, tentar articular "panelas" em que se impede a inovação,a criação,a previsão de novas funcionalidades.

Muitas vezes disfarçada de corporativismo,sindicalismo certos grupos visam a atender interesses que colocam a Segurança do Trabalho em segundo plano.

Neste país de bolsas populares que ceifam a mobilidade por crescimento pessoal e profissional,vivemos num local onde as pessoas estagnam sem querer estudar mais e galgar mais passos ascendentes,em vislumbrar novos aperfeiçoamentos e só se preocupam em despeitar de profissionais de nivel superior e até mesmo,pos graduado. Todos podem alcançar conquistas cada vez mais altas,só depende de seu esforço,capacidade e dedicação.

Precisamos de Tecnologos de Segurança,Bombeiros Civis,Higienistas,Ergonomistas,Odontólogos do Trabalho,Psicólogos do Trabalho,mas muitos pequenos se escondem atras da NR 4,impedindo que a mesma seja revisada e o que é pior,disseminando que a condição de exitencia  desta NR são os profissionais ora colocados lá,ceifando as empresas de serem prevencionistas,alem-lei minima.

País pequeno,visão pequena,profissionais temerosos,mas assim caminha a humanidade:primeiro se ridiculariza,depois se critica e em seguida,se aceita!

Por que não acreditar na soma,no fortalecimento,na aceitabilidade razoável de futuras vertentes ja apoiadas e aprovadas em varias instituições como é o caso do MEC em forma de cursos,pelo CONFEA em forma de profissionalização e pelo MTE em forma de CBO?

Não sejamos egoístas,vamos nos unir amigos prevencionistas!



2 comentários:

Nestor - Segurança do Trabalho nwn disse...

Concordo que pessoas tem medo de perder o emprego. Concordo também que alguns cursos fazem falsas promessas.

Sou a favor da claridade nas informações. Como pode uma pessoa começar um curso sem ser totalmente exclarecida a respeito da empregabilidade.

Gostaria de desse alguns nomes para que possamos saber e nos defender de tais pessoas maldosas. Pessoas essas que ficaram um tanto obscuras.

Abraços.

Manoel Trajano - www.twitter.com/manoeltrajano disse...

Nestor,

Esses nomes,por questão ética,não se pode citar,mas ha empresas grandes maldosas criando segregações explicitas até em concursos publicos como forma de proteger determinados grupos profissionais e dando brecha a ações juridicas em forma de liminares/recursos.Ha ainda a letargia de dos órgãos competentes e da propria agremiação profissional em nos ajudar por interesses escusos.Mas faz parte,com o tempo vamos conhecendo e mostrando esses inimigos.