segunda-feira, abril 30, 2012

01 DE MAIO - DIA MUNDIAL DO TRABALHO

Por Manoel Trajano
Engenheiro de Segurança do Trabalho
Salvador-Bahia-Brasil




Quando Karl Marx disse que o trabalho dignifica o homem entendia-se na sua completude que o exercício da atividade laboral contribuía para a sua autorealização profissional e porque nao dizer,pessoal,como uma forma tambem de manter a mente em plena atividade, fazendo-nos sentir úteis e colaboradores de algo para a sociedade, ávida por produtos e serviços que com o passar do tempo se exigiria qualidade,rapidez e durabilidade.



Mas nem todo o mundo entendeu desta forma, muito pelo contrário, na grande maioria países pobres e emergentes viram na exploração nefasta de baixos salários e carga horária elevada, quando não,escravidão mesmo, uma forma cruel e desumana de fazer um preço menor e ganhar mais numa concorrência sem ética,sem respeito e sem limites frente a um consumidor que não faz idéia do que acontece dentro das paredes de uma fábrica ou escritórios de serviços. Até o Meio Ambiente veio sendo impiedosamente agredido por uma massa crítica de trabalhos não sustentáveis automatizadas que ao invés de terem o homem ao lado,o vem suprimindo.



Produtos asiáticos às custas de doenças ocupacionais (decorrentes do trabalho) graves, acidentes com morte ou lesão irreversível, demissões em massa que mutilam famílias ou doenças psicológicas que deixam sequelas sérias não são enxergadas por consumidores que não investigam a história e a realidade de empresas sem seriedade e sem compromisso com a vida. Hoje o mundo fala em motivação, clima organizacional, satisfação do cliente(interno e externo), gestão responsável, sustentabilidade(produzir sem agredir o Meio Ambiente ou reparando o que destrói e como destrói), cidadania, descanso, leis que refaçam pensar e mais do que nunca prevenção. Prevenção que tem nas leis sua imposição que não pode ser isenta de Educação. Profissionais de Segurança e Medicina do Trabalho são sim educadores diários teóricos e práticos mas ainda são vistos como gastos,despesas e custos,não como investimentos,valores e proteções da vida do ser e do ambiente de trabalho.



Acidentes banais e doenças previsíveis ainda imperam num país como o Brasil que gasta em verbas previdenciárias e trabalhistas 4 bilhões de reais ao ano. Com um quinto disso se investiria em prevenção,dizem os estudos. Mas há aqueles que ganham com as mortes,com a miséria, com os votos motivados por promessas demagogas,aliás,Segurança e Medicina não estão nos tópicos dos programas eleitorais gratuitos porque não dão votos.O povo nem sabe o que é.Somos andorinhas que apagam incêndios com o bico porque falta o guarda chuva do governo federal e das demais esferas para aumentar o raio de ação deste Equipamento de Proteção Coletiva gigantesco chamado Comprometimento. Num país sem vulcões,furacões,terremotos e tsunamis,é fácil não se falar em prevenção porque acidentes domésticos não ocorrem, acidentes de trânsito não são freados com campanhas pífias e ineficientes e quando se precisa do sistema previdenciário ele engessa,trava,humilha,constrange quando não mata o trabalhador mais ainda,por dentro a despeito do seu suor contribuído em forma de um pesado ônus tributário mensal, talvez seja para sustentar o elefante branco,gordo e asqueroso do Congresso Nacional,das Assembléias Legislativas e das Câmaras Municipais. Basta ver a CLT - Consolidação das Leis do Trabalho que não é revisada como deveria há mais de 50 anos e vivemos de emendas de STJ,STF,MP,,TRT,TJ entre outros.Os estatutários de serviços públicos não cumprem Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde do Trabalho porque não são "celetistas" e por aí concluímos como estão abandonados nossos irmãos servidores públicos que se expoem muitas vezes igual ou mais que muitos "celetistas".



Mas quando a OIT - Organização Internacional do Trabalho, órgão da ONU - Organização das Nações Unidas criou as bases sólidas de proteção para o trabalhador para o mundo inteiro o berço das legislações nacionais ela via um mínimo de preservação e dignidade naquele que queria apenas ir e voltar para casa e sua familia inteiro. Mas não é bem isso que acontece na grande e esmagadora maioria dos países. Há ainda muita escravidão, muita avacalhação salarial, muita falta de vergonha e discriminação entre mulheres e homens,entre brancos e negros,há pouca ou nenhuma fiscalização das autoridades "competentes",há tantos acidentes banais e ridículos, há tanta falta de treinamento e há tanta confiança no fator "sorte" independente do tempo na função.Há falta de humildade em reconhecer que acidente pode ocorrer com qualquer um. Se banaliza Permissões de Trabalho - PT,APR,PPRA,PPP,PPR,PCA,PCMSO,LTCAT,HAZOP,APP,ART,ABNT,NBR,ISO e tanta sopa de letrinhas que eram para facilitar,e tantos complicam. Há tantos picaretas de plantão barateando,copiando/colando,plageando,falsificando,comprando e vendendo tendo na justiça lenta,inoperante,irritante e na impunidade seus maiores aliados. Educação vem de berço e a Segurança vem junto com ela e neste clima de berço não desejo apenas parabens aos heróis que levam a sério esta profissão como aqueles que dignamente trabalham respeitando sua vida e a do outro e a empresa que trabalha,mas tambem a todos que apóiam e valorizam como poucos quem está nos bastidores do produto e serviço pronto que esconde muitas vezes dores e sofrimento mas tambem amor e alegria de ser prevencionista.

Nenhum comentário: