segunda-feira, fevereiro 13, 2012

UM COMENTÁRIO SOBRE AS TRAGÉDIAS AUTOMOBILÍSTICAS URBANAS

Por Manoel Trajano
Eng.de Segurança do Trabalho


Mais uma tragédia envolvendo uma pessoa inocente,trabalhadora e vítima da irresponsabilidade criminosa e inadmissível de dois jovens loucos,descarados,vândalos e assassinos que faziam pega numa rua de Santo André-SP. Advogados preparados para defender seus clientes,custe o que custar trabalham com a leviana suposição de velocidade compatível com a pista(60 Km/h) o que contraria os levantamentos periciais prévios de 165 Km/h. Isso mesmo! Acredite! 165 Km/h. Um acertou em um lado,o outro carro,do outro. No meio disse um senhor pai de dois filhos,trabalhador teve a vida ceifada brutalmente.

O que mais dói disso tudo é que fatos como este estão sendo repetidos exaustivamente,inclusive por quem assiste hoje e se choca(ou não), amanhã cometerá a mesma atrocidade. Se bebe e se dirige.Se arrisca,se mata e mata.A sociedade e e em especial os jovens não aprendem.Vão cometer nos proximos dias,meses e anos porque a figura dos pais e responsáveis é completamente ausente nos dias de hoje.Não se orienta mais,não se responsabiliza mais.A culpa não é dó dos governos e legisladores com leis pífias,fiscalização insuficiente e omissão dura diante deste crime ao meu ver inafiançável. Enquanto tivermos alertas de blitz nas redes sociais como se fosse errada a blitz,continuaremos sendo coniventes com derramamento de sangue nas ruas,mais do que em guerras no oriente médio.


Vem mais festas populares.Vão dirigir e beber,usar drogas sejam jovens e adultos.No dia em que se entender que carro é uma arma, que somos passíveis de falhas o tempo todo e mais ainda em estado ébrio,no dia em que respeitarmos crianças,pais de família e idosos,no dia em que entendermos que poderemos ser os proximos a matar ou morrer,a ficar paralíticos ou tetraplégicos,entenderemos o significado da vida. O mesmo vale para motoqueiros que estão longe de serem motociclistas,no dia em que deixar de costurar no trânsito e se jogar na frente de veiculos de quatro rodas transformar a educação deste povo virará um grande salto na prevenção de acidentes.

Não faltam campanhas,reportagens sangrentas e alertas.Continua-se achando que nada vai acontecer consigo e que familias que tem as vidas ceifadas por uma execução,porque ao meu ver aquele racha foi uma execução cruel e sangrenta continuarão oocrrendo nas capitais e interiores do Brasil em nome da impunidade e da falta de vergonha na cara destes marginais na maioria das vezes de classe média e classe alta que tiram a vida de pessoas ricas,pobre,média em nome de uma diversão pueril e covarde,não apenas pelo racha ou pega,mas pelo simples fato de ingerir alcool e dirigir uma máquina de guerra de quase 2 toneladas que em condições de altas velocidades,pode ter na sua energia algo destruidor impiedoso de vidas alheias,inclusive de quem dirige,ou na verdade,brinca com a morte.

Nenhum comentário: