segunda-feira, fevereiro 13, 2012

BOMBEIROS

Por Manoel Trajano
Eng.Especialista em Segurança do Trabalho e Gás Natural




Muito se tem visto na mídia sobre os movimentos grevistas de bombeiros militares em seu pleno direito de reivindicar melhores condições de salário e condições de trabalho.embora  legalmente não possam fazer greve. Justíssima a motivação do movimento devido às condições em que estes bravos precisam encarar dia a dia para salvar nossas vidas e que só lembramos quando precisamos,no caso de um incêndio,afogamento,pânico,entre outras situações. Lembro de que há algum tempo atrás foram lembrados pela sociedade em pesquisa feita que fazem parte dos profissionais mais respeitados dada a sua importância. Ironicamente, os representantes do povo não os respeitam e pagam salários de fome e dão condições precárias de trabalho aos mesmos.Quando comparamos a estrutura de um Corpo de Bombeiros com uma Brigada de Emergência de um Pólo Petroquímico de Camaçari,notamos que estes últimos estão anos luz a frente em termo de recursos humanos e materiais,alem de treinamentos. Em geral,Bombeiro só está pronto para enfrentar incêndios de materiais sólidos comuns como papéis,madeira,plásticos simples e a tudo combatem com água.E não é bem assim.Acabam se expondo,se machucando,quando não,morrendo.

Assim como a professores e profissionais de saúde do sistema público,é necessário que se dê a atenção especial a estes soldados da prevenção e do combate ao incêndio e panico com leis e recursos dignos de sua atuação e responsabilidade.Melhores salários é só o início de tudo.Coisas de Brasil que se discute isso porque em países desenvolvidos isso é condição básica ter um bom salário e boas condições de trabalho.

A mesma questão vale para os Bombeiros Civis,ainda pouco conhecidos e valorizados,é necessário se investir nestes profissionais da prevenção e do combate ao incêndio e ao panico.


Nenhum comentário: