terça-feira, fevereiro 24, 2009

ENGENHARIA PÚBLICA NO CARNAVAL - CEIA / TEST



Prezdos amigos,


Neste Carnaval de 2009 lembrei dos velhos tempos em que trabalhei na CODESAL - Defesa Civil de Salvador cuja equipe de trabalho me deixa saudades e do quanto sou grato pelo que aprendi ali com Ivone, Casqueiro,Chico,Nilson,Claudia, Carlos Pires, Antonio Alberto,a galera dos motoristas,turma da limpeza,gente boa da lona plástica,o pessoal da Informatica(Carlos He-Man, Emilia,baixinho) e claro as Assistentes Sociais cujas empreitadas me remetem a um periodo em que se ganhava mal(acho que até hoje)mas o trabalho feito com seriedade,ética,profissionalimso cujos efeitos contra falta de recursos e investimento da politicalha se sempre se sucedeu(percebi melhoras com o atual prefeito).

Falar em Defesa Civil lembra do que batalhou-se tanto para melhorar a estrutura complexa e árdua que é montar o Carnaval de Salvador,que se passa longe dos olhos do folião que acha prontinho tal como condiçoes da pista,iluminaçao publica,rede de esgoto e agua,camarotes,estrutura fixa e temporaria,impactos,transito tudo dentro do Plano de Contingencia de uma cidade da ilusão como dizia seu ex-coordenador,hoje ex-vereador desta cidade,cuja populaçao vai as ruas em mais de 1 milhao de pessoas. Contingencia inclui Plano de Emergencia,Rota de Fuga e como isso é feito? No circuito Dodô as transversais mais largas como Marquês de Caravelas e Rua Airosa Galvão antigamente sinalizadas hoje deixaram de ser porque ninguem sabe. A subida da ladeira em frente ao Clube Espanhol deveria ser,nao está avisada.Fora isso a coisa complica. No Circuito Osmar,do Centro da Cidade nao existe infelizmente,so no inicio ali no Campo Grande,descendo para o Vale do Canela.



Como somos um país que não tem furacão,nao tem terremotos(ate entao abalos sísmicos porque o ultimo de 5s e mais 5 na Escala Richter nao foi tratado como tal), nao temos furacões(a exceçao daquele de SC que alguns resistem em admitir na ciencia,mas foi),nao temos tsunami nem desastres multivitimas,nem ataques terroristas.Portanto falar de prevençao aqui é ser bitolado,nada vai acontecer nunca e os hospitais particulares nao estao preparados para isso segundo declaraçoes ha alguns anos atras de um presidente do sindicato dos donos(quiçá os publicos cujos politicos sucateam,nao investem em salarios dignos e estrutura aos profissionais de saude). O pessoal pergunta"Trajano,nem no Carnaval voce deixa de ser Engenheiro de Segurança?"Eu respondi que nao por um motivo simples e ainda emendei"Voce deixa de ser Engenheiro Mecanico no Carnaval?":

Pessoal, eu nao sou hipócrita nem demagogo e de uma forma autodidata e sem querer nada em troca muito menos visibilidade faço e pratico a Engenharia Pública de verdade e nao estou me cansando com isso,nao estou ganhando com isso e sim pelo prazer de ajudar de alguma forma o que nosso sistema politico,educacional e os proprios profissionais nao fazem que é pensar na populaçao em especial aquela grande maioria que nada tem ou pouco tem,cegas pela ignorancia. Fala-se em Engenharia Pública pelo Conselho profissional. Pura demagogia porque nunca vi e nem nunca soube de nada feito e olha que eu aina aconselhava a populaçao carente das favelas procurar orientaçao neles sobre construçao de laje,parede,corte de terreno de uma forma segura,a quem pedir autorizçao no municipio e tal,daí o porque recebi carinhosamente o apelido de Engenheiro Social por minhas ex-colegas de trampo. Dar atençao neste país é algo raro e a proposta da CEIA é justamente fazer com que
advogados,medicos,dentistas,contadores,administradores,
pedagogos, enfermeiros, veterinarios, geologos, economistas,
professores, eletricistas,encanadores se mobilizem para doar um pouco de seu conhecimento nas ruas em campanhas ou voluntariado espontaneo e anonimato a diminuir essas diferenças de conhecimento,mazelas sociais e miserias que vemos em tantos acidentes e doenças na grande maioria banais,país da febre amarela,da dengue,do alcoolismo,cidade barulhenta,transito sem educação,país racista e preconceituoso que nao se aceita e que nao conhece sua propria identidade,de onde veio nem para onde vai(Dica:Viva o Povo Brasileiro - João Ubaldo Ribeiro).


A presente vistoria tambem exposta no Orkut na minha página tem como objetivo fazer refletir que em nome do serviço rápido,do nao tem fiscalização,que se dane o trabalhador muitas vezes sem carteira assinada,onere nosso sistema previdenciario com respingo de tinta nos olhos,queda de escada,corte e abrasão nas mãos,entre outras mazelas. Mas nem tudo está perdido.No caminho foram encontrados equipamento de elevação vertical motorizado,desnível sinalizado no Porto da Barra,protetor auricular de inserção jogado fora(espero que tenham usado).

Sou um observador andante,mesmo quando estou passeando,dançando,brincando,conversando estou atento porque nao consigo ficar omisso aos absurdos e quem me conhece sabe que se for necessario chamo a atenção e oriento,pode ser um Coordenador,Presidente de Empresa(mesmo que nao seja a minha),enfim qualquer um. Ja teve ate Segurança Patrimonial que tentou me barrar mas eu fui taxativo"é risco de acidente grave".Temos que ser imperativos,diplomaticos e saber se impor,com argumento,firmeza e sem agressividade.


Hoje está-se implementando por uma TV de grande audiencia aqui na Bahia uma campanha pro revitalizaçao do Carnaval do Campo Grande. O que eu acho engraçado desse povo que nada entende do assunto pois para mim Politica e Imprensa deveriam se limitar a seus papéis que ja sao mal feitos na Sociedade(a primeira dispensa comentarios e a segunda tendenciosa,marrom,marketeira e ainda nao sabe diferenciar liberdade de responsabilidade,que o diga que o Provedor que está no Circuito fez ao expor publicamente o casal de folioes que discutia na festa,cuja empresa merece ser processado e pedir desculpas publicas em horario nobre na TV e Radiofonia. O Carnaval está saturado nos circuitos tradicionais e nunca moradores são interrogados sobre se concordam ou não com a manutençao da festa,limitando seu direito constitucional de ir e vir,desrespeitado por politicos sem compromisso com a legalidade.


O que tem que ser discutido hoje é um novo circuito como Comercio/Terminal da França,analisando resistencia a impactos de ruido(som) nas estruturas antigas,condiçao das vias com o meio acadêmico,com profissionais que estudam o assunto tais como Engenheiros,Arquitetos,Economistas,Sociologos,Antropologos, Medicos, Administradores,
Policia Militar,Corpo de Bombeiros,SAMU, e de quebra Empresarios e Autoridades Publicas como segundo plano e nao primeiro.Vias sem ou com poucas residencias como a Av.Paralela,longe de interesses mesquinhos de Hoteis e Pousadas que lucram com a festa,choram o resto do ano e reclamam qualquer coisa. É necessario antes de tudo ouvir a populaçao,principalmente a que mora nos circuitos da folia. Artistas tem que fazer o que na sua grande maioria nao tem feito:ajudar,inclusive cumprindo com seus compromissos tributarios e cidadãos como todos nós.


Campanhas muito boas como a do Ministério do Trabalho "CRIANÇA NÃO TRABALHA,BRINCA" é fantástica e tem divulgada amplamente não so na festa mas criança nao trabalha em lugar nenhum,ainda temos escravidão no Brasil não apenas de negros,mas de brancos,caboclos,mestiços,cafuzos,indios e nao menos importante,mulheres seja na prostituição infantil e na juvenil. Parabens a EMBRATUR,PODER JUDICIARIO,MINISTERIO PUBLICO,POLICIA CIVIL,JUIZADO DA INFANCIA E DA ADOLESCENCIA,POLICIA MILITAR DA BAHIA E DELEGACIA DA MULHER pelos trabalhos que vem sendo feito no contato direto com o problema,sem demagogia politica mas com açoes contra todas as dificuldades que enfrentam para cumprir nossa legislação.


Falar de Segurança incomoda muita gente ainda e é por isso que espaços como este servem para compartilhar e qualquer um é livre para se manifestar.




Fotos: Autor do Blog















Nenhum comentário: