terça-feira, fevereiro 03, 2009

EXTINTORES DE INCÊNDIO EM AUTOMÓVEIS


Conheça os critérios do CONTRAN para Extintor de incêndio
Texto: Adriana Bernardino

(10-12-2007) - O uso de extintor de incêndio é obrigatório em automóveis de passeio no Brasil desde 1972, pela Resolução nº 410/68 sobre o Decreto 62.127 de 16 de janeiro de 1968, que havia tornado seu uso obrigatório em veículos de carga e transporte coletivo. De fábrica os veículos passaram a trazer o extintor desde 1970, por força da mesma Resolução 410/68.Em 22 de abril de 2004 foi publicada a Resolução nº 157¹, que determina a substituição dos extintores tipo BC, utilizados até então nos veículos, por produtos do tipo ABC. A substituição foi proposta porque 90% dos incêndios iniciados no motor através de vazamento de combustível ou por curto-circuito (classes B e C, respectivamente), logo atingem materiais sólidos, como a manta do capô, partes plásticas, painéis, etc. (classe A), por isso adotou-se o pó ABC. Veja:Classe A: Fogo em materiais sólidos que deixam resíduos (por exemplo: madeira, papel, tecido e borracha);Classe B: Fogo em líquidos, gases e graxas, combustíveis ou inflamáveis (gasolina, óleo, álcool e querosene);Classe C: Incêndios que envolvem equipamentos elétricos energizados (bateria e motores elétricos).Os novos extintores têm durabilidade-padrão de 5 anos. O objetivo é acabar com a recarga dos extintores, isso porque um estudo do IPEM (Instituto de Pesos e Medidas) revelou que a qualidade dos extintores recondicionados de 59 oficinas apresentou um resultado alarmante: 98,3% foram reprovadas. Fonte: www.ipem.sp.gov.brDesde 1º de janeiro de 2005 todos os carros novos comercializados no país – nacionais ou importados – trazem, obrigatoriamente, extintores com carga de pó ABC.Entre os veículos em circulação (que ainda tenham extintores BC), a substituição também foi iniciada em janeiro de 2005 e ocorrerá gradualmente dentro do período de 5 anos, seguindo tabela de vencimento do teste hidrostático². A partir de 1º de janeiro de 2010, todos os veículos em circulação já deverão portar o extintor com carga de pó ABC ou equivalente.Para saber quando fazer a substituição, verifique a data de fabricação do extintor atual (extintores originais), ou do último teste hidrostático (extintores recondicionados) indicado na base do cilindro e em cor prateada.O critério de tempo adotado pelo CONTRAN para que os usuários façam a substituição dos extintores é simples: quanto mais velho for o cilindro, mais cedo deverá ser feita a troca.Fonte: Kidde (www.kidde.com.br)1 - Resolução Contran nº 157: http://www.denatran.gov.br/res157.htm2 - Teste hidrostático: Teste de resistência do cilindro à pressão. É realizado de 5 em 5 anos. O último ano autorizado para testes em extintores veiculares (1kg) foi 2004.
Complementando o texto acima gostaria de informar o seguinte:
Tenhamos cautela com as mensagens que circulam irresponsavel e indiscriminadamente na Internet.
Nao tenho confirmado nada na legislação com enfoque na plastificação dos extintores de incendio em automóveis, mesmo porque tem circulado esta mensagem na internet e repare que nem o numero da Resolução quem criou teve o trabalho(tsc)de colocar. O que voce deve ficar atento é o seguinte: Desde 2005 os veiculos vem de fábrica com extintores de incendio do tipo ABC(proprio para combate a materiais inflamaveis,eletricos e passiveis solidos geradores de residuos, tudo que um veiculo tem) e que tem validade de 5 anos. Quem tem carro usado do tipo PQS(Po Quimico Seco) tinha ate Janeiro/2009 para trocar por ABC(desconheço qualquer prorrogaçao de prazo,quem nao trocou troque logo...).
Quem tiver plástico deve deixa-lo livre de obstrução no gatilho e no manômetro(mede a pressao) por uma questao de facil acesso e manipulação.No corpo do extintor nao vejo problema e desconheço restriçao legislativa(nao faz sentido multar por proteger a parte metalica). Mais facil a pessoa se enroscar em soltar o EPC (equipamento de proteçao coletiva) em questao da proteçao metalica junto ao banco.

2 comentários:

cantor disse...

ola vocês tem disponível o curso de técnico em manutenção de extintor de incêndio? ou de brigadista?

Manoel Trajano - www.twitter.com/manoeltrajano disse...

Prezado Cantor,

Não oferecemos tais concursos.Este espaço é de compartilhamento de informações acerca de SST.

Obrigado pela visita.

Trajano