terça-feira, janeiro 20, 2009

CARNAVAL É COISA SÉRIA

Após anos de experiência trabalhando na Folia percebo que muita coisa não mudou. Continua o amadorismo por partes dos montadores de camarotes e arquibancadas no desrespeito a Normas Técnicas e de Segurança do Trabalho, aos Transeuntes tirando o espaço das vias públicas e a chiadeira é geral quando a Prefeitura Municipal de Salvador exige o mínimo anti a falta de responsabilidade e consciencia por aqueles que só querem produzir e não cumprem a política de boa vizinha com os moradores do Circuito seja ele Barra-Ondina ou Avenida Sete/Campo Grande/Praça Castro Alves.
A população tem que ser respeitada porque a vida continua diariamente cada qual com suas obrigações,responsabilidades e lazer. Pratica-se algo que de longe chama-se em Engenharia e cabe aí a marcação necesária e cerrada do CREA-BA,da CODESAL e da SUCOM.
Com relação aos trabalhadores a situação não é muito diferente pois não se respeita o uso de Equipamentos de Proteção Individual - EPI, Permissões de Trabalho documentadas, Análise Preliminar de Riscos entre outros cuidados e coberturas técnicas e legais e faço votos de que a SRTE,do MTb na Bahia atue rigorosamente para que tudo avaliado aqui torne o ambiente profissionalizado.
A população tambem tem que ter sua responsabilidade,principalmente ao ser cidadã denunciar as irregularidades observadas aos órgãos cabíveis, àqueles que vao trabalhar procurar se adequar a documentação e cuidados necessárias e esquecer a "Lei de Gerson" que só vai trazer danos a si proprio e aos demais,pois o "barato sai caro" principalmente quando a questão é segurança.
A Prefeitura e o Estado por sua vez tem que dar exemplo,serem eticamente corretos a despeito das dificuldades financeiras e fatores motivacionais limitados,pois são servidores públicos e deverão agir como tal na sua integridade,assumindo assim o papel de lideranças e não autoridade legais de papel. Façam cada qual sua parte da melhor forma possivel sabendo lidar com a ignorancia alheia e os vicios que insistem em continuar reinando.
Os artistas não ficam de fora deste processo de profissionalismo,organização e liderança. Mais do que subir nos palcos e discursar em frente das câmeras, faz -se necessário colaborar com o respeito a Segurança,a Saúde e ao Meio Ambiente,as Normas Técnicas,principalmente no que se refere a respeito de lotação dos espaços de shows,blocos,trios elétricos,como tambem respeito ao Volume máximo permitido pela autoridade municipal(em Salvador é a SUCOM)pois deve-se pensar na integridade psicológica e física do folião e trabalhadores do evento. Quanto maior a fama maior a responsabilidade e os famosos daqui estão muito a desejar, pensando sempre nos cachês milionários que os sustentam e aparencia perante a mídia e imprensa.
A imprensa tambem não cumpre seu papel como desejado e é coninvente com o meio artístico equivocadamente,deturpando e invertendo valores que em conjunto nada ajuda na prática a evitar uma das maiores mazelas sociais que vivemos hoje:a violência.
Se todos estes aspectos em harmonia forem interagidos, discutidos e planejados com comprometimento de fato,teremos sim um evento seguro,harmonioso,pacífico,saudável e equilibrado.
Manoel Trajano
Sucom identifica irregularidades na preparação da folia 2009
Danile Rebouças, do A TARDE

Quem vai montar estruturas no Carnaval de Salvador precisa ficar atento para não deixar ferragens nas calçadas, obstruir hidrantes, sinaleiras e tubulações. Quem mora no circuito também deve cuidar das calçadas e marquises. A Superintendência de Controle e Ordenamento do Solo (Sucom) iniciou na segunda, 19, a operação pré-Carnaval.

Todas as montagens e locais dos circuitos que oferecerem algum tipo de risco ou não estiverem com a documentação exigida pela prefeitura serão notificados e receberão prazo de até 48 horas para a regularização. Pode haver até a interdição, caso não se cumpram as determinações. Órgãos da prefeitura também terão de fazer a sua parte, quando a eles couber a reparação, a exemplo da poda de árvores.

Na segunda, os fiscais fizeram 59 notificações – 46 de marquises, oito de passeios e cinco de camarotes. Houve ainda um auto de infração em construção irregular no circuito Barra. A estrutura de camarote e arquibancada montada no Campo Grande pela Planeta 3 Estruturas e Eventos foi a primeira a ser notificada. Os fiscais solicitaram a documentação do licenciamento para construção e a liberação de espaço para o tráfego de pedestres, dando prazo de 12 horas para regularização.

“Os documentos, já providenciamos, e já estou tirando os equipamentos da calçada. Sempre montamos assim e nunca teve problema. Todo ano eles mudam a exigência para ter uma forma diferente de multar”, reclamou Silvani Raimundo de Almeida, encarregado da obra. Silvani ficou de fazer um corredor independente para os materiais. O aposentado Valter Soares, 70 anos, defende que as estruturas sejam montadas mais recuadas: “É um risco caminharmos na rua porque a calçada está ocupada”. O porteiro Jailton Cerqueira, apesar de não se incomodar com a situação, sugere que haja uma maneira de deixar área livre no período da montagem: “Para a festa, sempre tem que ter um transtorno, o bom é que não é uma coisa permanente”. Mutirões – O mesmo mutirão de fiscalização que a Sucom realizou, ontem, com 40 fiscais nos circuitos, será repetido entre os dias 31 de janeiro e 13 de fevereiro. Nos demais dias, a fiscalização será feita com a equipe normal (quatro fiscais por turno). “Vamos notificar todas as não-conformidades e quem não se adequar pode sofrer uma interdição”, ressaltou o superintendente da Sucom, Cláudio Silva. Este ano, para conseguir o licenciamento, os camarotes devem apresentar, além do projeto arquitetônico, projeto para manejo de resíduos sólidos, com coleta seletiva do lixo. A acessibilidade também deverá ser respeitada nas estruturas. O superintendente recomenda que as pessoas obedeçam aos limites de recuo na montagem “para evitar transtornos”. No ano passado, a Sucom autorizou a construção total de 84 camarotes e praticáveis. Até a manhã de ontem, apenas dois já haviam sido licenciados. Para facilitar a legalização, a prefeitura está com escritório central no Salvador Shopping, com representantes de todos os órgãos envolvidos no licenciamento. Para o período entre 2 e 14 de fevereiro, a Sucom anuncia atendimento no Parque da Cidade (Itaigara) para agilizar autorização para bares e balcões.

Um comentário:

Elda disse...

Assino em baixo!!! Bjos