quarta-feira, maio 03, 2006

SEGURANÇA EM ABASTECIMENTO - GNV

O GÁS NATURAL VEICULAR - GNV é seguro.
Para tanto é necessário seguir as orientações técnicas para o bom uso do produto e evitar-se através da economia de palito ou da desinformação ou desobediência,acidentes que podem custar vidas.

GNV
É a terminologia utilizada para o gás natural usado como combustível para veículos automotores.
Vantagens


• é mais seguro quanto ao manuseio;
• o abastecimento é feito sem contato com o ar, evitando possibilidades de combustão;
• mais leve que o ar, se dissipando facilmente em caso de vazamento;
• armazenamento em cilindros resistentes;
• aumento do intervalo das trocas de óleo e das velas de ignição(aumento da vida útil do motor);
• economia de até 60% nos gastos com combustível.


O SISTEMA

O gás natural veicular é comprimido e armazenado em cilindros especiais de aço, que são adaptados ao porta-malas do carro. Através de um sistema de tubulações e válvulas especiais, este gás é injetado e misturado ao ar aspirado pelo motor, proporcionando uma queima limpa e eficiente da mistura.

CONVERSÃO


É o o procedimento realizado em oficinas especializadas e credenciadas pelo INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia para adaptar o veículo para o consumo de Gás Natural.
A conversão para o Gás Natural é executada externamente ao veículo, não havendo necessidade de alterações internas na câmara de combustão do motor.
O cilindro e a oficina devem possuir o Selo de Qualidade do INMETRO .


O SELO


Este selo deve ser portado pelo proprietário ou condutor, podendo o mesmo fixá-lo no pára-brisa do veículo, de forma a ser visualizado em ambos os lados.
A validade do selo é a mesma do Certificado de Segurança Veicular (01 (um) ano) devendo ser substituído a cada inspeção periódica de segurança veicular. O usuário paga pela inspeção e automaticamente recebe também o selo.



O CILINDRO


Reservatório de armazenagem de GNV. É fabricado a partir de aço sem costura ou pelo processo de embutidura em chapa plana feita de aço médio manganês ou aço cromo molibidênio. É projetado para a receber a pressão de serviço,ou seja,220 Kgf/cm2.


DICAS DE SEGURANÇA PARA FRENTISTAS E CONSUMIDORES
O Frentista deve:

•Solicitar que o condutor e demais passageiros desembarquem do veículo;
•Solicitar que o condutor abra o porta-malas e o capô do veículo;
•Proceder o aterramento junta à válvula de abastecimento;
•Verificar as condições do cilindro de GNV e observar se há a presença de alguma irregularidade,como, por exemplo, um botijão de GLP conectado sob o carpete;
•Perguntar ao Motorista se existe botijão de gás GLP, informando ao Condutor que “se tiver, o carro explodirá”
•Caso identifique alguma irregularidade não realizar o abastecimento e chamar o gerente do Posto.

ATENÇÃO


É expressamente proibido por lei o uso de cilindros clandestinos (botijão de GLP,de oxigênio,ar comprimido,entre outros);

- O botijão de GLP suporta somente uma pressão 31vezes menor (7 Kgf/cm2)que o cilindro de gás natural e não foi projetado para ser utilizado em automóveis;
- É proibido o abastecimento por pessoas não autorizadas e não treinadas;
- Deve-se desligar o motor do veículo,os faróis, rádio e telefone celular;
- É proibido fumar;
- Manter o veículo com o freio de mão puxado;
- Certifique-se de que a mangueira de abastecimento foi desconectada antes de religar o veículo.

O QUE FAZER EM CASO DE EMERGÊNCIA


•Em caso de princípio de incêndio os veículos convertidos para gás natural ou não , apenas o Pó Químico Seco ou Gás Carbônico(CO2) devem ser utilizados.
•Obs.: caso aconteça agravamento da situação, Água pressurizada poderá ser utilizada para debelar o fogo.É aconselhável evitar jogar água sobre o cilindro de Gás Natural, principalmente se estiver aquecido.
•Vazamentos de gás
Durante o abastecimento de gás ou em qualquer outra circunstância, feche a válvula do cilindro (girando no sentido horário), coloque a chave comutadora na posição álcool/gasolina e assim que possível procure uma oficina instaladora registrada no INMETRO para fazer uma inspeção detalhada e os reparos necessários.


•Em caso de acidente com explosão deve ser isolado o local e deve-se acionar imediatamente a Polícia Militar através do Corpo de Bombeiros pelo telefone 193
•Polícia Militar e a Polícia Técnica através do telefone 190
•Caso haja vítima informar a Polícia Militar ou Técnica para o atendimento pré-hospitalar e de emergência.

Fonte: Trabalho de pesquisa e Treinamento. Autor: Eng. Manoel Trajano

Nenhum comentário: