quarta-feira, maio 03, 2006

CELULAR EM POSTOS DE GASOLINA - MATÉRIA VEICULADA NA MÍDIA



Foi exibido no Programa Fantastico da Rede Globo uma matéria sobre lendas urbanas,apresentada pelo (bom) ator Lucio Mauro Filho com base na experiencia realizada pelos Caçadores de Mitos(programa este normalmente exibido em Canal Fechado) sobre o assunto Telefone Celular em postos de combustíveis e como profissional da área nao pude deixar de expressar minha tristeza,lamentação e banalidade com que foi tratado um assunto tão sério.
Celulares assim como outros aparelhos eletronicos sao perigosos sim durante o abastecimento do veículo e devem ser mantidos desligados ou pelo menos nao devem ser atendidos nem fazermos ligações pois as microcentelhas podem ser a ignição de um principio de incendio e/ou explosão naquele momento(fato nao cogitado pela materia).
A experiencia realizada pelos protagonistas foi falha pois por mais que o ambiente esteja confinado com vapores da gasolina(chama-se esta caracteristica de volatilidade) pode haver uma igniçao ou nao,dependendo de o aparelho ser atendido ou feita uma ligaçao(os atores deveriam ficar la dentro e faze-lo,nao tiveram coragem).
Um assunto serio apresentado por um humorista que clamava junto ao frentista e a cidadã sobre do explosão do posto,banaliza um risco em que pela responsabilidade de um programa desta emissora,faz entrar em conflito com estudos sérios em varias universidades nacionais e internacionais sobre o tema,negando inclusive que havia historico de acidentess(e ja houve sim inclusive nos EUA,país sede dos Caçadores de Mitos).
Lamentavelmente encerra-se a materia com um " especialista" de lendas da internet dizendo que a mentira foi criada aqui na rede e o fantastico conclui dizendo que é FALSO o mito.
Acredito que foi assumida uma situaçao de muito risco criada pela Rede Globo,uma materia incrédula pelos artificios utilizados em que o ator ao final com um megafone conclama a todos a falar com celular no posto. Sinceramente,passei a ficar preocupadp e espero que voces da minha familia e amigos desconsiderem esta infeliz,imprudente e irresponsavel materia da Rede Globo feita pelo Fantastico.

Maiores esclarecimentos procurem em sites sérios sobre o assunto,inclusive ha material da Petrobras explicando com varias bases do porque os Celulares são PROIBIDOS em Postos de Combustiveis.

"Estudo da BR explica porque celular em posto é proibido
Por que é proibido utilizar aparelhos celulares nos postos de combustíveis? Para responder tecnicamente a esta questão, a BR realizou um estudo para descobrir com precisão os reais motivos para esta proibição. "Muitas pessoas solicitam explicações aos frentistas sobre esta norma de segurança. Decidimos ir além do cumprimento da recomendação e estudar o que levou a este cuidado. Assim, podemos orientar com mais clareza os funcionários e os clientes", explica Paulo da Luz, do setor Segurança, Meio Ambiente e Saúde da BR.O estudo, coordenado pelo consultor de segurança da Coppe/UFRJ e da Eletronuclear para a área de segurança de acidentes das Usinas Angra 1 e 2, Moacyr Duarte, revelou que existe apenas uma remota possibilidade de o uso do celular provocar um acidente. Mesmo sendo as chances de uma ocorrência pequena, é extremamente importante respeitar a proibição. Para que um telefone celular funcione como fonte de ignição, ou seja, se torne o causador de um incêndio ou explosão, é necessário que a mistura de vapor de gasolina e ar, numa proporção entre 1,3% e 6%, penetre no aparelho. Após o preenchimento do espaço interno do aparelho com esta mistura gasosa, o toque da campainha, o alarme ou a bateria mal ajustada pode gerar uma centelha elétrica, servindo de ignição."Como os aparelhos modernos estão cada vez mais compactos, os espaços internos a serem preenchidos pelo gás são menores e, conseqüentemente, a possibilidade de um acidente é cada vez mais difícil. Mesmo assim, continuamos atentos ao quesito segurança. Tanto que estamos identificando os postos que não possuem a sinalização de segurança que alerta sobre a proibição do uso de celulares, de fumar e sobre a localização de extintores", diz Paulo da Luz, chefe do Setor de Segurança e Meio Ambiente Automotivo.A forma de iniciar uma combustão seria a de ignição localizada. As centelhas elétricas são as fontes mais comuns de ignição localizada. Mesmo em pequena escala, a centelha representa uma quantidade de energia capaz de romper o limite isolante do ar. Esse é o mecanismo por meio do qual um celular pode funcionar como fonte de ignição de uma nuvem ou vapor de gasolina. O momento crítico, portanto, é quando soam as campainhas e alarmes vibratórios do aparelho ou se afastar do veículo. "No posto, o procedimento correto é manter o aparelho desligado durante o abastecimento", conclui Paulo da Luz. "

Os celulares e seus riscos
Os telefones selados e à prova d'água não permitem a entrada de vapor em seu interior
Celulares maiores e mais antigos possuem maior número de pontos de penetração
Baterias com folgas em seus contatos também podem produzir centelhas
Campainhas e alarmes podem causar ignição interna e consequente combustão.

Nenhum comentário: