sábado, fevereiro 18, 2006

BRINQUE O CARNAVAL COM SAÚDE!

Carnaval x Som

Olá amigos,
O carnaval está chegando e com ele toda a fantasia,alegria,paixão,tesão,música e emoção, mas nós sempre descuidamos de nossa saúde,segurança e entrentenimento principalmente em relação a certos assuntos que têm que ser observados pra que passada a festa,pulemos mais e mais carnavais e quando não quisermos mais,curtirmos a vida de uma forma saudável e prazerosa.
Vou ser breve,porque e-mail eficiente e interessante para que vc leia tem que ser objetivo.Já sabido da camisinha,do não uso de drogas(alegria artificial),bebida moderada e controlar sua economia porque a vida continua depois do carnaval(o mundo não vai acabar tão cedo e não estamos livres dos imprevistos),justamente por esse último vou te dar um alerta:
O U Ç A o que eu vou E S C R E V E R.Coisa de maluco?Não.
Se você pular em algum bloco ou sair pela rua na pipoca, exija qualidade de som. Qualidade não é som alto,para estourar os ouvidos.É som puro,harmônico(difícil aqui na Bahia),dentro de níveis de decibéis compatíveis com a nossa saúde.O que não é respeitado por quase nenhum grupo ou produção enquanto você nem sabe que está ficando surdo lá embaixo.
Segundo dados da Medicina do Trabalho, 80%dos músicos das principais bandas daqui já tem algum problema auditivo,talvez conseqüência da exposição a shows,trios e exibições,etc. Imagine você lá embaixo...0,5%já grave..Vocês sabem quem são os principais, por isso nem me peça nomes...
Participei de um seminário brasileiro há pouco tempo e constatei o meu medo.Mas temos tudo a nosso favor.Quer ver?
Exija do seu bloco, da imprensa,dos seus ídolos,da fiscalização da SUCOM e da Secretaria de Meio Ambiente que se faça som com qualidade e que vc não venha a ficar surdo como está ficando.Você sabia que em 8h de trabalho diário,o máximo de exposição é em torno de 85 dB e que a cada 5 dB de acréscimo deve-se reduzir pela metade a carga de trabalho.Imagine 130 dB de um trio elétrico e o cara lá doidão colado com o veículo ou junto do carro de apoio...
Respeito àqueles que não querem sair de suas casas durante a festa ou queiram voltar mais cedo e querer dormir.A cidade não é um sambódromo, o mundo não se acaba no carnaval, muito menos nossos ouvidos.
Vamos brincar, mas exigindo o decibelímetro de todos aqueles que fazem parte da festa. O aparelho é caro,mas mais caro ainda é a sua saúde e o nosso direito.
E não façam como aquele que pensou que o decibel é um grito de emoção pedindo para um vocalista famoso vir de cima para a pista.
Feliz Carnaval e Exija Qualidade.Isso vale também pra casas de espetáculos, shows,praias,enfim...seu direito a um lazer saudável e com qualidade de vida.Equilíbrio Ambiental.
Um grande abraço.

Nenhum comentário: