sábado, agosto 31, 2013

EDITORIAL SOBRE O MAIS RECENTE APAGÃO NORDESTINO

É impressionante o quanto em pleno Século XXI somos vulneráveis a acidentes operacionais e o estrago que eles são capazes de fazer independentemente da origem local e do motivo desencadeador.

O ultimo black out,apelidado de apagão pelos brasileiros,com origem segundo o Operador Nacional do Sistema - ONS - em uma queimada no estado do Piauí pode interromper a transmissão de energia elétrica que chega às distribuidoras estaduais de forma tao abrangente,sem salvaguardas ao longo de um percurso tão grande e extenso como é ao longo da Regiao do Nordeste. Tantos avancos tecnologicos e investimentos em profissionais e ainda parece que vivemos em pleno Século XIX ou XX quase que a luz de velas quando ocorre uma interrupcao. E como somos dependentes desta vulnerabilidade!

Ao longo do meu deslocamento no transito ouvia relatos na imprensa de que varios hoteis de Salvador,cidade sede da Copa do Mundo ano que vem não possuiam geradores e ficaram às escuras.Meu Deus! Só querem lucrar e nao investem ium centavo em algo tao banal,deixando hospedes as escuras ou do lado de fora do estabelecimento.

Ladroes descarados se aproveitam para saquear e roubar pessoas,sao pegos por essas e levam surra até a policia chegar em pleno coração empresarial da cidade.Coisa de Roma e Grecia antiga na terra tupiniquim. Pessoas que ficam presas em elevadores não contam com pessoas treinadas proximas e ficam dependentes de Bombeiros e Tecnicos de elevadores que sao os que possuem AUTORIDADE  para nivelar cabina sem energia eletrica e resgatar pessoas.Zelador,porteiro,vigia nao podem fazer isso! 

Predios que nao possuem sistema de combate a incendio e panico e quando possuem nao funcionam e quando funcionam nao possuem pessoas treinadas e habilitadas em controle de incendio e panico.Nessa hora ninguem sabe o que faz SUCOM,CREA,MTE,etc pois se envolvem vidas humanas,sejam elas trabalhadoras e usuarias.

Onde será que está nosso futuro em que até hospitais se encontram caoticos,sem leito,sem medidas preventivas de segurança e salvaguardas antes o caos que se torna a cidade quando falta energia eletrica,area que os especialistas afirmam de maneira contundente que nao ha investimento em estrutura e infraestrutura ha mais de 20 anos,e pior agora no Governo Federal atual,tanto que recentemente passamos por um apagão de origem sulista que atingiu até a Bahia de baixo para cima. Vergonha nacional. O mesmo vale para o que vemos em Aeroportos sucateados e agora se fala em leiloar a Infraero(nova forma de dizer privatizar).

Enfim,com a energia nao se brinca,mais ainda com pessoas,pois impacta na economia,na sociedade como um todo e principalmente em nosso psicologico cansado de tanto descaso e falta de respeito.

Por Manoel Trajano
Engenheiro Civil,Especialista em Segurança do Trabalho e Gas Natural

Nenhum comentário: