sábado, dezembro 29, 2012

SEJA BEM VINDO,TECNÓLOGO DE SEGURANÇA

Por Manoel Trajano

Um novo ano e o momento de novas reflexões, inclusive de quebrar paradigmas e preconceitos.Tudo que é novo na humanidade, que vem para ajudar, proteger,que renova e amplia enfrenta resistências naturais,barreiras mentais criadas pelas mentes ignorantes(no bom sentido,de desconhecimento mesmo),temerosas por uma falsa competitividade e uma insegurança que tem mais a ver em não confiar em si mesmo e atribuir ao outro uma ameaça que muitas vezes não procede.

À luz da formação profissional,hoje na area de segurança temos de grau médio o Tecnico de Segurança e a nivel de pos graduação em latu sensu o Engenheiro de Segurança do Trabalho cuja base de formação exige-se formação em qualquer Engenharia ou Arquitetura,conforme Resolução do CONFEA. Ambos trabalham pela prevenção de acidentes e doenças ocupacionais com responsabilidades e atribuições diferenciadas pela legislação,normartização e trabalhista(vide CBO no site www.mte.gov.br). Há o fator humano que muitas vezes atrapalha e dificulta a harmonia dos trabalhos em equipe em prol do resultado que é a integridade fisica,psicologia e emocional do trabalhador e a preservação do patrimônio: a vaidade profissional e a concorrência destrutiva entre aqueles que estão ali por aquele propósito prevencionista.

A Tecnologia em Segurança do Trabalho,como o próprio nome diz,não é Bacharelado e sim o estudo da técnica, da forma como se levar a soluções no caso especifico de prevenção de acidentes nos ambientes industriais,comerciais,varejistas, de serviços,hospitalares e sejam eles públicos e privados. Diante da legislação vigente o Tecnólogo fará muitas atribuições do Tecnico e do Engenheiro,outras não,algumas se responsabilizará(e assinará),outras não,mas tem na ferramenta de gestão sua principal "arma" principalmente quando formado nas melhores faculdades sejam elas do Norte-Nordeste ou do próprio Brasil. Tendo na equipe de docentes pessoas qualificadas,preparadas e formadoras de seres humanos agentes de transformação,sensiveis com o que representa a prevenção de pessoas e suas familias,que incluí disciplinas de Sociologia,Ética,Meio Ambiente entre tantas outras de Segurança e Saúde,tem-se todas as condições de formar um egresso que independente do nivel de escolaridade tem tudo para conquistar seu espaço profissional dependendo unicamente de si. Quanto a hierarquia que tanto assusta muita gente insegura ou desconhecedora da vida futura,esta se dá pela meritocracia,pelo atrendimento a procedimentos internos das empresas,resoluções de Conselhos Profissionais ancorados por Decretos Federais,Estaduais ou Muincipais e principalmente por abertura de mentes sindicais,corporativas e de lideranças.O resto é puro preconceito.

Sempre cito o exemplo do Médico e da Enfermeira.Ambos podem aplicar injeção mas quem faz a cirurgia?E por que?Qual a base legal?Existe e é respeitada.Não se trata de ser melhor ou pior um outro. Entre um Mestre de Obra de 20 anos de experiência em obras prediais e um Engenheiro Civil recem-formado.Como fica?A luz da lei o segundo tem muito mais poderes e atribuições legais do que o primeiro mas a experiência e o dominio supera atraves do bom senso no encontro de soluções que se tornam fáceis para quem sai teorizando tudo e colocando em forma de prancheta muitas equações que demandam tempo e tempo é dinheiro e no caso da segurança,é vida. Massoterapeutas,Educadores Fisicos e Fisioterapeutas tem muitas tarefas em comum e outras não.Entre eles formações de nivel medio e nivel superior.E como fica o sombreamento de área?

Por isso,eu estou nesta luta junto aos Tecnologos pela busca do seu espaço acadêmico e profissional no mercado de trabalho.Não apenas pelo novo desafio profissional em minha vida junto a eles,mas tambem pela grande parceria que tenho encontrado junto a estes profissionais que muito tem me ajudado nesta caminhada e o faço sem esperar retorno,apenas quero a redução de acidentes e doenças ocupacionais no Brasil e as bilonárias cifras de custos que o Governo Federal,com nosso dinheiro público derrama todo ano ao invés de investir a altura em medidas que evitem estes danos.

Quanto às leis e resoluções?Estas são mutáveis,renováveis,revisáveis,revogáveis,atualizáveis.Tudo depende de debates,conquistas,mudanças e lutas,muitas lutas! E aí vai encarar?Eu estou com vocês!

Nenhum comentário: