terça-feira, outubro 18, 2011

PRIMEIROS SOCORROS EM CASO DE QUEIMADURAS



Saiba como socorrer uma vítima de queimadura

comentários
13
Pessoas com queimaduras profundas podem correr sério risco de vida. Quanto maior a extensão, maiores os perigos para a vítima. Existem diferentes graus de lesão. Leve em conta que uma pessoa pode apresentar, ao mesmo tempo, queimaduras de terceiro, segundo e primeiro graus - e cada tipo de lesão pede um socorro específico.

É proibido...
passar gelo, manteiga ou qualquer coisa que não seja água fria no local, em qualquer caso. Também não se deve estourar bolhas ou tentar retirar a roupa colada à pele queimada.

O que não se deve fazer:

  • Passar pasta de dente, pomadas, ovo, manteiga, óleo de cozinha... apenas água fria é permitida. Gelo também não pode.

  • Furar as bolhas.

  • Retirar a pele morta

  • Arrancar a roupa grudada na área queimada

  • Apertar o ferimento

    Primeiro grau
    As queimaduras deste tipo atingem apenas a epiderme, que é a camada mais superficial da pele. O local fica vermelho, um pouco inchado, e é possível que haja um pouco de dor. É considerada queimadura leve, e pede socorro médico apenas quando atinge grande extensão do corpo.

    Como socorrer vítimas de queimadura de primeiro grau:

    1. Use água, muita água. É preciso resfriar o local. Faça isso com água corrente, um recipiente com água fria ou compressas úmidas. Não use gelo.

    2. Depois de cinco minutos, quando a vítima estiver sentindo menos dor, seque o local, sem esfregar.

    3. Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa.

    4. Em casos de queimadura de primeiro grau - e apenas nesse caso - é permitido e recomendável beber bastante água e tomar um remédio que combata a dor.

    Segundo grau
    Já não é superficial: epiderme e derme são atingidas. O local fica vermelho, inchado e com bolhas. Há liberação de líquidos e a dor é intensa. Se for um ferimento pequeno, é considerada queimadura leve. Nos outros casos, já é de gravidade moderada. É grave quando a queimadura de segundo grau atinge rosto, pescoço, tórax, mãos, pés, virilha e articulações, ou uma área muito extensa do corpo.

    Como socorrer vítimas de queimadura de segundo grau:

    1. Use água, muita água. É preciso resfriar o local. Faça isso com água corrente, um recipiente com água fria ou compressas úmidas. Não use gelo. 2. Depois de cinco minutos, quando a vítima estiver sentindo menos dor, seque o local, sem esfregar.

    3. Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa.

    4. Em casos de queimadura de primeiro grau - e apenas nesse caso - é permitido e recomendável beber bastante água e tomar um remédio que combata a dor.

    Terceiro grau
    Qualquer caso de queimaduras de terceiro grau é grave: elas atingem todas as camadas da pele, podendo chegar aos músculos e ossos. Como os nervos são destruídos, não há dor - mas a vítima pode reclamar de dor devido a outras quimaduras, de primeiro e segundo grau, que tiver. A aparência deste tipo de ferimento é escura (carbonizada) ou esbranquiçada.

    Como socorrer vítimas de queimadura de terceiro grau:
    1. Retire acessórios e roupas, porque a área afetada vai inchar. Atenção: se a roupa estiver colada à área queimada, não mexa!

    2. É preciso resfriar o local. Faça isso com compressas úmidas. Não use gelo.

    3. Nas queimaduras de terceiro grau pequenas (menos de cinco centímetro de diâmetro) - só nas pequenas! - você pode usar água corrente ou um recipiente com água fria. Cuidado com o jato de água - ele não deve causar dor nem arrebentar as bolhas.

    4. Atenção: a pessoa com queimadura de terceiro grau pode não reclamar de dor e, por isso, se machucar ainda mais - como dizer que o jato de água não está doendo, por exemplo.

    5. Se a queimadura tiver atingido grande parte do corpo, tenha o cuidado de manter a vítima aquecida.

    6. Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa. Em feridas em mãos e pés, evite fazer o curativo você mesmo, porque os dedos podem grudar um nos outros. Espere a chegada ao hospital.

    7. Não ofereça medicamentos, alimentos ou água, pois a vítima pode precisar tomar anestesia e, para isso, estar em jejum.

    8. Não perca tempo em remover a vítima ao hospital. Ela pode estar tendo dificuldades para respirar.


    5
     


    Primeiros socorros:

    1. Certifique-se de que o que causou a queimadura tenha sido removido. Tente não entrar em contato com a substância. Se a substância química for em pó, retire todo o excesso. Evite que atinja os olhos. Remova todas as roupas ou jóias contaminadas.

    2. Lave a pele para retirar a substância química em água corrente fria por 15 minutos ou mais.

    3. Trate a vítima para choque caso estiver com sensação de desmaio, pálida, ou se houver ingestão, respiração rápida.

    4. Aplique compressas úmidas para aliviar a dor.

    5. Cubra a área queimada com uma bandagem estéril (se possível) ou uma roupa limpa. Proteja a área queimada de pressão ou fricção.

    6. As queimaduras por produtos químicos menos graves normalmente cicatrizam sem maiores tratamentos. No entanto, se houver uma queimadura de segundo ou terceiro grau (a pele tem vesículas (bolhas) cobrindo a área por mais de 7,5 centímetros de diâmetro) ou se houver uma reação sistêmica (por todo o corpo), procure imediatamente assistência médica. Nos casos mais graves, não deixe a vítima sozinha e observe atentamente as reações sistêmicas.

    Obs.: Se um produto químico cair nos olhos, lave imediatamente os olhos com água. Continue lavando os olhos em água corrente por pelo menos 15 minutos. Depois de lavar bem os olhos, feche as pálpebras e as cubra com uma compressa úmida e suave. Procure assistência médica imediatamente.
    Não se deve:

    • Entrar em contato com a substância química quando estiver dando os primeiros socorros. 
    • Tentar neutralizar substâncias químicas sem consultar o Centro de Controle de Envenenamentos ou um médico. 
    • Estourar a vesícula (bolha) ou remover pele morta de uma queimadura por produtos químicos. 
    • Aplicar remédios caseiros, como ungüento ou pomadas, a uma queimadura por produtos químicos. 

    Prevenção:

    • Muitos produtos domésticos são feitos de substâncias químicas. É importante ler e seguir as instruções da embalagem, inclusive as precauções. 
    • Evite exposição prolongada a substâncias químicas, mesmo em níveis baixos. 
    • Compre substâncias químicas potencialmente venenosas em recipientes seguros e compre somente a quantidade necessária. 
    • Nunca guarde substâncias químicas para uso doméstico em recipientes para alimentos ou bebidas. Deixe-as no recipiente original com os rótulos intactos. 
    • Evite utilizar substâncias químicas altamente tóxicas na cozinha ou perto de alimentos. 
    • Guarde substâncias químicas em locais seguros imediatamente após o uso. 
    • Evite misturar produtos diferentes que contenham substâncias químicas tóxicas tais como amônia e descolorantes. A mistura pode liberar gazes prejudiciais. 
    • Utilize tintas, derivados de petróleo, amônia, descolorantes e outros produtos que liberem gases apenas em locais bem ventilados. 
    • Todas as substâncias químicas devem ser guardadas fora do alcance de crianças, de preferência em um armário trancado. 
    Procure imediatam



    Fonte: Queimaduras por produtos químicos - Primeiros Socorros • Prevenção Online 


    28/07/2009

     às 7:38 \ Tratamento

    O que fazer em caso de queimadura de pele?

    pefogo

    Quero propor um teste rápido para avaliar seu conhecimento sobre primeiros socorros para queimaduras. Depois de conferir as respostas, leia o texto que preparei sobre o assunto. Quanto mais você souber, mais chances terá de fazer o procedimento correto se precisar ajudar alguém que se queimou.

    1-O que é melhor fazer ao queimar levemente o braço no forno?
    a) Passar manteiga
    b) Passar clara de ovo
    c) Resfriar a área de queimadura com gelo
    d) Deixar o local queimado sob água corrente da torneira
    e) Lavar a área queimada com água e sabonete, e depois fazer um curativo com vaselina e gaze

    2-Quando a queimadura é com água fervente, forte o suficiente para aparecerem bolhas na pele machucada, o que fazer?
    a) Passar manteiga
    b) Passar clara de ovo
    c) Resfriar a área de queimadura com gelo
    d) Deixar o local queimado sob água corrente da torneira
    e) Lavar a área queimada com água e sabonete, e depois fazer um curativo com vaselina e gaze

    3-Se aparecer uma bolha na pele queimada, ela deve ser estourada?
    a) Sim
    b) Não

    4. Qual o telefone do Corpo de Bombeiros?
    a) 190
    b) 911
    c) 193
    d) 102
    e) 103

    Respostas: 1 – d; 2 - d; 3 - b; 4 – c

    Queimadura de primeiro grau

    As queimaduras por calor são classificadas de acordo com sua profundidade. Se atingir apenas a camada mais superficial da pele, ela é classificada como de primeiro grau. A pele fica avermelhada e dói, mas não se formam bolhas. A maior parte das queimaduras de primeiro grau são leves e acabam sarando sozinhas.  O tratamento consiste em aliviar os sintomas de dor e esperar o tempo passar. Em uma queimadura desse tipo, a primeira medida a tomar é deixar a área afetada sob água fria e corrente da torneira. Isso diminui a temperatura da pele e interrompe o processo de queimadura. Não coloque gelo e nem recorra a medidas caseiras como pasta de dente, clara de ovo, manteiga, óleo de cozinha.

     

    Depois disso, se a extensão da queimadura não for muito grande, você pode usar cremes à base de cortisona, que diminuem a inflamação local. Loções hidratantes que contenham ativos calmantes também ajudam a melhorar os sintomas, e podem ser usadas durante a fase de recuperação. Se a extensão da queimadura for grande, procure ajuda médica. Não exponha sua pele ao sol até que ela se recupere e use um filtro solar com FPS alto todos os dias.

    Queimadura de segundo grau

    Se a lesão for um pouco mais profunda, a queimadura é classificada como de segundo grau. A área afetada incha, dói e fica vermelha. A pele se desprende ou formam-se bolhas.

    Aqui também a primeira medida a tomar é deixar a área afetada sob água fria e corrente da torneira até que a dor passe, mesmo que demore 30 minutos. Se isso não for possível, faça compressas com água fria. Não use gelo ou água gelada, que podem agravar a lesão. Não passe manteiga, clara de ovo, pasta de dente, açúcar. Não ajudam em nada e ainda podem atrapalhar a avaliação médica. Depois de resfriar a pele na água, procure ajuda médica.

    No caso de queimadura nas mãos, remova anéis, relógio, pulseiras, antes que a área afetada inche. O mesmo vale para colares, cinto, sapatos e até mesmo roupas, de acordo com o local da queimadura. Se for nos braços ou nas pernas, mantenha-os elevados para diminuir o inchaço.

    Nunca estoure bolhas, nem remova a pele descolada. Depois de deixar a ferida sob a água, procure ajuda especializada. Se a roupa colou na pele, não a descole, apenas corte o tecido ao redor. Dependendo da localização e da extensão, procure o mais rápido possível um pronto-socorro.

    Durante o período de recuperação, é necessário um rigoroso acompanhamento médico. Além de avaliar a cicatrização, o médico estará atento a uma possível infecção da ferida. Se isso acontecer, a área ficará avermelhada, inchada, quente e dolorida, e pode haver presença de pus.

    Queimadura de terceiro grau

    A lesão é mais profunda: atinge todas as camadas da pele e eventualmente estruturas que estejam abaixo dela. A região queimada fica carbonizada. Esse tipo de queimadura dói menos que as anteriores, pois, além da pele, são destruídas terminações nervosas responsáveis pela dor. Ao invés de água corrente, devem ser usadas compressas úmidas e frias para resfriar a pele. Nunca use gelo ou água gelada, que podem agravar a lesão. Esse tipo de ferimento é sempre uma emergência médica. Ligue para o resgate imediatamente.

    Telefones úteis:
    - Bombeiros: 193
    . Orienta os primeiros socorros por telefone e, se necessário, faz o resgate, efetuando o transporte para o hospital mais próximo.

    - Instituto pró-queimados:             0800-707-7575      . Também orienta os primeiros socorros por telefone e indica o hospital mais próximo habilitado para o atendimento. Não faz o resgate.

    -SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência): 192. Não orienta por telefone, mas faz o resgate e encaminha a vítima para o hospital mais próximo.

    Por Lucia Mandel

    Nenhum comentário: