quinta-feira, abril 14, 2011

10 ANOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO


Por Manoel Trajano
Tudo começou numa pegadinha no meu primeiro plantão na Defesa Civil para verificar um desabamento de imóvel no Largo 2 de Julho. Falo pegadinha porque tudo parecia sério,com direito a acionamento do rádio no meu sobreaviso a noite, me tirando de casa e ao chegar no local tudo estava na mais perfeita normalidade. Foi uma descontração dos meus chefes que me ensinaram muito neste que viria a ser o maior desafio de minha vida. Depois tudo ficou sério com desabamentos reais,deslizamentos de terra,alagamentos,incêndios,enfim. Começava oficialmente minha caminhada profissional como prevencionista. E sou muito grato a meus colegas plantonistas ou não,pessoal da limpeza,assistentes sociais,pessoal de cpd(hoje chamado de TI pelo mercado),motoristas,apoio da lona plástica,entre muitos outros.Salário péssimo mas aprendizado ótimo, principalmente nas mazelas sociais em que vive grande parte da população soteropolitana.Cresci como homem, espírito e profissional.Obrigado Defesa Civil de Salvador!


Outra parcela feliz da minha vida profissional foi na Bahiagás, empresa que aprendi a amar,valorizar o que fazia com empenho e dedicação. Colegas nota 10 e que deixaram saudades quando a vida separou nossos caminhos. Infelizmente a política ainda ofusca o brilho de sua operacionalização que não trazem de volta os tempos de outrora.Mas a vida segue.Segui em frente e ganhei experiência de Pólo Petroquímico de Camaçari,Pólo César Borges em Contingência e Emergência.Este modesto espaço virtual é uma forma de retornar à sociedade o que ela me deu de bom através da UFBA tanto na graduação quanto nas pós.Meu Engenheiro Civil interior vive eternamente em meu ser,com muito orgulho e norteia minha visão prevencionista no que tange a instalações e construção.


Não dá para ser prevencionista se desligando do

Meio Ambiente que é nossa moradia que Deus nos deu para vivermos em harmonia e paz.Ser sustentável é respeitar a natureza pelo que ela nos deu e o que oferecemos de volta. Infelizmente a maioria dos homens devolve lixo não reciclável e destruição a nossa Mãe Terra. E neste intuito criei há 3 anos o Terra Ambiental (http://terraambiental.blogspot.com/) pois é impressionante o descaso que temos com o mundo, a começar pelo desperdício de água e ignorância perante a este mundo divino.


Obrigado meu Deus,ao meu Senhor Jesus Cristo por me permitir corrigir erros do passado espiritual(que todos nós temos) através da prevenção de acidentes e amor à vida das pessoas.



Nenhum comentário: