sexta-feira, junho 22, 2012

BRINQUE COM SEGURANÇA

Por Manoel Trajano

Mais um São João chegando e vem as mesmas preocupações de sempre, começando pelas estradas,nosso deslocamento seguro entre origem e destino,independentemente de quem ingere bebidas alcoolicas ou medicação que possa proporcionar efeitos colaterais como sono,moleza,fraqueza(consulte seu médico),ou aqueles que não fazem check up de viagem em seus veiculos antes de enfrentar as vias,não se planejam e deixam tudo para ultima hora,temos que tomar cuidado com nossos atos,nossas atitudes porque nossos reflexos e atenções devem estar melhores do que nunca.O outro pode ser o perigo,pode se transformar num risco iminente de morte ou mesmo sequeleas irreversíveis.

 

Chegando ao destino lidamos com fogos em forma de bombas,bombonas,vulcões,coriscos,buscapés,espadas,flechas,rojões e outros artefatos manuais que não possuem o mínimo controle por parte de órgãos certificadores nem reguladores como INMETRO nem ABNT.São rudimentares,sem garantia,sem direito de reclamação aos PROCON´s da vida.Sinceramente nunca vi graça na maioria deles que só faz barulho e dão sustos, muitas vezes em forma de brincadeiras de mau gosto.

 

Mesmo no brilho das chuvinhas,traques bebé(?),estrelinhas e traques de impacto,por mais inocentes que possam parecer e que crianças adoram,requerem cuidados e acompanhamento por parte dos pais e responsáveis por perto. Jamais os deixem sozinhos e testem antes,porque cada caixa e unidade pode trazer uma surpresa indesejada. Muitos são lindos de se ver e "tocar" mas é preciso cuidado,assim como fogueiras e suas brasas que dão ignição ao espetáculo. Balões,nem pensar.Antes de soltá-los pense que podem cair em prédios residenciais,comerciais,hospitais,escolas,creches,asilos,postos de combustiveis,refinarias,usinas,pessoas... A bucha estará acesa ainda na descida e em cima de fios de alta tensão podem causar falta de energia,incêndio,pânico onde menos se imagina.

 

São João combina com  licor caseiro, com moderação,simplicidade,alegria,festa,respeito,bondade,gentileza,licor,jenipapo,milho,canjica,amendoim,fubá,passoca,palha e não com cerveja,shows espetaculares de cantores e bandas que nada tem a ver com seus cachês milionários,superproduções,alta velocidade e insanidades. Combina com forró pé de serra,roça,família,amigos e humildade.Não combina com políticos oportunistas que investem mais em propaganda que vendem votos em detrimento do resto do ano sem educação,sem transporte,sem segurança publica,sem saúde, sem água e sem comida.São João respeita o Meio Ambiente e o próximo. Não jogue lixo no chão,nas estradas,nas ruas da cidade que visita,Respeite a cultura e os costumes locais.Respeite os nativos,naturais e cidadãos onde você pretende brincar e curtir. Diga não à exploração hoteleira e comercial e viva o melhor da simplicidade do Nordeste com paz,amor,segurança e saúde.Volte melhor do que foi,renovado e com planejamento,afinal é apenas mais uma festa.A vida continua na segunda-feira dia 26 se Deus assim o permitir.

 

Fiquem com Ele!

 

 
 
 
 
 
Manoel Trajano é Engenheiro Civil,especialista em Gás Natural e Segurança do Trabalho e Docente em
Legislação de Segurança e Normas de Segurança e Saúde do Trabalho

Nenhum comentário: