sábado, janeiro 07, 2012

MAIS UM ANO DE MESMO CIRCUITO DE CARNAVAL.ATÉ QUANDO?

Por Manoel Trajano
Engenheiro Civil,especialista em Segurança do Trabalho e Gás Natural

Mais um carnaval em Salvador se aproxima em Salvador e nada foi feito em termo de estrutura. Os mesmos circuitos Barra-Ondina(Dodô) e Avenida(Osmar), mais gente provavelmente chegando e só se fala nas novidades dos cantores,na segurança pública com suas câmeras( e seus dados duvidosos no final do evento). Em nenhum momento se fala da vistoria dos trios elétricos e carros de apoio,em nenhum momento se fala dos órgãos atuantes na prevenção e correção de situações de risco como a Codesal e outras empresas,em nenhum momento se fala da segurança(ocupacional) e saúde dos que trabalham nos circuitos e principalmente,da saturação arriscada e perigosa sem rotas de fuga suficientes ao longo da festa.

Há muito tempo se tenta discutir circuitos novos como Av.Paraela,Av.França,porque não dizer Av.Suburba,Dique do Tororó,etc. Interesses lobistas de hotéis do circuito que pressionam os que deveriam defender os interesses do povo.Não do povo inconsequente que pula nas festas se lixando para o coletivo e sim para aqueles que brincam consciente imaginando o estrago que a festa deixa em vias quase que exclusivamente residenciais. Lixo,confusão,dejetos,caos,ameaça,barulho para não dizer outras coisas.Não queremos sentir a pele do outro.Muitos fogem do Carnaval porque o legislativo que deveria representar quem os votou,viram as gostas e ignoram aquilo que deveria ser chamado de respeito.

Os "artistas" da festa,esses que não tem aí mesmo.Os mais ricos recebem seu cachê e depois se mandam para suas férias em locais paradisíacos,deixando os estragos que incluem destruição de bens públicos para o povo pagar,sim porque muitos desses 'artistas" sonegam,driblam o fisco como se não fossem parte deste "povo". E tome depois IPTU para cobrir os estragos.Sim,porque há uma contabilidade misteriosa no poder público que sempre alega que o patrocínio paga valores que não são suficientes para cobrir as despesas.Será que vão para o mesmo ralo do metrô,da merenda escolar,das obras públicas diversas que canalizam para os bolsos de descarados do poder executivo e legislativo?Bem,deixo a resposta para o leitor.

A questão da segurança pública é grave e muitos vagabundos estarão nas ruas para mais uma vez roubar,matar,vender drogas,tumultuar ao som do discurso da autoridade de que isso é um problema brasileiro,mas é pior na Bahia entre as capitais momescas. Não nos iludamos. Carnaval na atual estrutura já deu o que tinha que dar há 20 anos atrás.Hoje,é melhor fugir,ou seria melhor lutar,se mobilizar.Estes mesmos patrocinadores anuais e governamentais não investem pesado em Cajazeiras,Periperi,Paripe,Bonfim,Itapuã.Por que será?Essas população mereciam melhor atenção com 'artistas" caros e populares.Não tem dinheiro?Mentira! É propaganda pública safada mesmo para dizer que estão na Barra,no Campo Grande.E a imprensa,em especial uma das emissoras que se acha a melhor de todas?Ah,essa é que vai fundo mesmo na ilusão,na casa dos artistas,quase na banheira,mostrar a infância difícil que hoje transformou-se num adulto milionário! E a sua infância não foi difícil tambem?Virou noticia do arquivo confidencial?Foi para a entrevista na tv local e conversaram com você como se estivessem em casa?

Carnaval é festa da ilusão.Adoro carnaval mas não esse de hoje que me dá medo de sair de casa.Não este que faz de feridos,estatística e de mortos notícia abafada.Não este que faz com que nossa realidade deixe de existir por alguns dias as custas do abismo social que se mistura de forma perigosa.Ou abre para todos de forma justa e democrática ou transfere para um sambódromo em só quem pode pagar curtir.Não iludam o povo com mentiras e fantoches,por que sempre quem paga essa conta é o povo que tem o direito de não gostar da festa e ter o direito de ir e vir em sua rua e casa.Falando nisso,as próprias autoridades "competentes" ao fechar sua rua são as primeiras a ferir a constituição,exigindo "comprovante de residência".Faça-me um favor.

Quero brincar tambem,mas com folga,segurança e direito preservado de todos,ou senão cantaremos sempre Chico Buarque "Vai passar...."até o fim de nossas vidas.

Nenhum comentário: