quinta-feira, novembro 06, 2008

EPI EVITA ACIDENTE DE TRABALHO




O uso de Equipamento de Proteção Individual, conforme a NR-6 da Portaria 3214/78 do Mtb sempre foi um desafio no convencimento de seu uso por parte da força de trabalho seja ela da construção civil, indústria, operação química, portuária, aeroportuária, tecelagem, e outras tantas que padecem de uma fiscalização adequada e da disseminação da cultura prevencionista por parte de profissionais destas áreas, do corpo gerencial e principalmente dos trabalhadores que já vêm viciados com conceitos falhos e equivocados acerca deste e de outros temas.

Dentro destes vícios há aqueles conceituais propagados por quem deveria estar treinando adequadamente e orientando em prol de uma linguagem mais uniforme, fácil e menos rebuscada de forma a ser internalizada por aqueles que efetivamente utilizam os EPI, sem “s” depois mesmo porque sigla não tem plural, é outra polemica dentro da sopa de letrinhas da área( PPRA,LTCAT,PCMSO,DDS,CIPA,etc.). Partindo da premissa do conceito de ACIDENTE que é todo o evento não desejável, não previsto temos vários tipos de ACIDENTE seja ele ambiental, de transito, cirúrgico, vascular cerebral(AVC), esportivo(dentro da prática da modalidade), automobilístico e entre outros, o que nos interessa DE TRABALHO.

Lembremos dos conceitos aprendidos e da Pirâmide de Franklin BIRD que tem na sua base os DESVIOS (fuga dos procedimentos pré-estabelecidos), INCIDENTES (potencial de risco) e não tratando adequadamente estes chega-se ao ACIDENTE DE TRABALHO, que pode ter lesão(COM AFASTAMENTO OU NÃO) ou não.

Imagine que um operário na construção civil entra na área sem uso de capacete, ignora ou esquece o alerta da placa que orienta” USO OBRIGATÓRIO DE EPI”. Se não houver nada até ser flagrado por um colega ou percebe a falha, temos um DESVIO. Se por acaso, caiu um martelo sobre o capacete e ficou só no susto e não houve lesão. Foi um ACIDENTE? Sim pois foi um evento não previsto mas não foi um ACIDENTE DE TRABALHO e sim, um INCIDENTE, ou seja houve o quase ACIDENTE DE TRABALHO.

Neste caso podemos sim dizer que o EPI evitou o ACIDENTE DE TRABALHO e assim como em outras situações poderemos dizer que se evita,sim, o SINISTRO pois não nos causa a lesão,perda parcial ou total,temporária ou definitiva de nossa integridade física(conceito legal da CLT) e que daí pode ser estendida ao conceito prevencionista que vai alem, nunca menos do que o Mtb, por parte das empresas, e aí começam as interpretações distorcidas e equivocadas que tem como fórum ainda mais complexo as jurisprudências dos ambientes dos tribunais que estabelecem através das súmulas e causas questionadas, cujos direcionamentos pelas cabeças de juízes tomam os mais variados rumos.

A própria imprensa não sabe diferenciar de maneira genérica e chama a tudo de INCIDENTE, seja uma colisão veicular com vitimas,queda de aviões e vazamento de óleo com grandes prejuízos ambientais.

Faz-se necessária e importante uma maior discussão pelo grupo tripartite (governo,empregados e empregadores) a se unir com estudiosos,sindicatos, profissionais da área de forma a falarmos uma linguagem única, simples e objetiva cujas implicações se estendem dentro da legislação trabalhista e da complexa legislação previdenciária, cujas questões sociais se confrontam com um sistema falido, carente de revisão e disseminação educativa visando estimular o uso de EPI, a importância do Certificado de Aprovação – CA e pararmos de ver cenas do tipo em que o equipamento está ao lado do funcionário e o mesmo não usa porque esqueceu, a atividade é rápida, incomoda, coça, vira incomodo. EPI evita acidente sim e cabe a nós, profissionais de segurança estarmos num persistente, paciente e convincente ciclo de orientação, educação e treinamento daqueles que não tiveram na infância e juventude o conhecimento da importância de preservar a vida.

Manoel Trajano, 06/11/08, 11:20 as 11:50.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, sou Auxiliar Técnica de Segurança do Trabalho, e achei muito apropiada a aplicação feita quanto ao uso do EPI e o conceito de INCIDENTE e ACIDENTE. Eu a ultilizei em uma palestra a qual eu realizei na empresa que trabalho. Foi muito eficaz. Obrigada, sua página tem sido de ajuda!

Manoel Trajano - www.twitter.com/manoeltrajano disse...

Que bom,companheiro!
Abraço.

Trajano