segunda-feira, outubro 06, 2008

SEGURANÇA EM ELEVADORES DE PASSAGEIROS

Está muito preocupante o uso indisciplinado de elevadores de passageiros pela população, de forma insegura,indiscriminada e traz a tona o sério risco de acidentes graves com amputação ou esmagamento parcial ou total do corpo. Como as autoridades competentes e a mídia não fazem a parte deles seguem algumas dicas importantíssimas:
Dicas de uso de elevadores residenciais
Para economizar energia elétrica e evitar um maior acionamento dos elevadores residenciais, as recomendações são:

-Havendo dois elevadores no mesmo "hall" (um social e um de serviço), chame apenas um;
-Espere a porta da cabine abrir totalmente para depois abrir a porta do pavimento. Evite também se apoiar nas portas durante a viagem;

- Estude a possibilidade de desligar diariamente e de maneira alternada um dos elevadores no horário de menor movimento e menor utilização;
- Não tente segurar as portas do elevador, nem procure o sensor com as mãos!! É perigoso e pode prensá-las. Se voce estiver entrando aperte o botão externo "subir" se o equipamento estiver subindo e "descer" se estiver descendo ou se estiver do lado de dentro aperte o botã com o simbolo de abrir porta <>;

- Não sobrecarregar o elevador, respeitando o número máximo de passageiros indicado na cabine. Além da segurança, você vai evitar danos ou queima do motor;
- Havendo dois elevadores sociais no mesmo "hall", verifique a possibilidade para que eles trabalhem alternadamente, ou seja, um atendendo os andares pares e o outro atendendo os impares. Para subir um andar ou descer dois, procure utilizar as escadas.
- Ao faltar energia elétrica, tenha calma e não tente sair do elevador sozinho. Aguarde o retorno da energia elétrica ou a intervenção da assistência técnica do fabricante;
- Nao tente resgatar ninguem e se estiver preso nao tente sair do elevador mesmo com a cabina desnivelada e mesmo sem energia. O retorno da eletricidade e do funcionamento pode causar esmagamento e morte! So funcionarios da empresa estao capacitados e autorizados a fazer o nivelamento mecaninco da cabina. Acione o telefone de emergencia descrito no painel do elevador E/OU o intercomunicador ou interfone se houver.
Porteiro,zelador,vigia e voce nao sabem fazer este resgate(salvo exceções)!!Mantenha a calma e aguarde!

- Procure estar sempre informado através de comunicados em jornais e na internet sobre as "interrupções programadas" de energia elétrica. Essas interrupções acontecem para a realização de algum trabalho na rede de energia elétrica. O horário e a duração são pré-determinados.
- Recomendamos que todos os condôminos sejam alertados. Uma maneira de se evitar que as pessoas fiquem presas dentro do elevador no horário da "interrupções programadas" é chamar todos os elevadores para o andar térreo antes da interrupção, prender as portas e desligá-los até o retorno da energia elétrica.
DICAS DE OUTRA FONTE:

• Para economizar energia elétrica, evitando acionamento desnecessário dos elevadores e maior desgaste dos equipamentos, devem ser observar as seguintes recomendações:
• Havendo dois elevadores no mesmo hall (um social e um de serviço), deve-se chamar apenas um. Verifique a possibilidade de fazê-los atender a grupos diferentes de andares (pares e ímpares).
• As crianças devem ser orientadas a não apertar todos os botões do painel e não fazer do elevador objeto de recreação.
Não sobrecarregar o elevador, respeitando o número máximo de passageiros indicado na cabine. Além de ser transportado com segurança, você evitará danos ou queima do motor.
• Para subir 1 andar ou descer 2, procure utilizar as escadas. Um pouco de exercício é saudável e não faz mal a ninguém.
• Estude a possibilidade de instalar um sistema de acionamento mais eficiente para os elevadores. Consulte o fabricante.
• Estude a possibilidade de desligar diariamente, de maneira alternada, um dos elevadores, no horário de menor movimento e utilização (por exemplo, das 22h às 6h e nos domingos e feriados).
• Será importante obter a cooperação dos condôminos, esclarecendo-os quanto aos objetivos e benefícios a serem alcançados.
MAIS INFORMAÇÕES:

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu quero agradecer muito pelas orientações, me fizeram rever uma situação gravissima que só por Deus, nunca aconteceu nada. Como Administrador de um edício comercial, já tirei por diversas vezes, pessoas presas dentro da cabine do elevador e nunca me atentei ao detalhe de desligar a chave geral do mesmo. Só agora percebi o risco que corri. Que Deus o abençoe.