Engenheiro de Segurança do Trabalho
De uns tempos para cá tenho observado alguns comerciais que mostram preocupação com prevenção de acidentes, pois afinal de contas,cliente morto não paga. Recentemente observei o novo comercial de sandálias em que um guarda multa o condutor por estar dirigindo de sandálias, ao que o cidadão retruca "mas é crime dirigir de (...)?" e o guarda responde"é infração prevista no código de trânsito brasileiro" e ao final arremata" crime é você namorar(...) e sair com esses dois marmanjos. E ainda aparece uma mensagem na legenda "siga as leis de trânsito". Muito bacana.
Quando da nova lei que torna mais severa a condução ingerindo bebida alcóolica, uma cervejaria logo criou a campanha "Motorista da Rodada" e num dos comerciais o cidadão toma uma água de côco satisfeito por se divertir e levar os amigos.
Particularmente achei estranha a campanha nova de uma multinacional de origem brasileira em que mostra um carro saindo da garagem e passando pertinho de uma criança,quase de raspão. Não é raro acidentes em que pais atropelam filhos e se traumatizam para o resto da vida. Tem-se que ter cuidado com essas abordagens,mesmo que queira mostrar um veículo"inteligente". No conceito da Pirâmide de Bird moderna e adapatda,trata-se de um incidente grave.
Há campanhas no exterior fortíssimas de veículos,combustíveis,entre outros mostrando cuidados como falar ao celular dirigindo,mandando torpedo,distraindo-se.Campanhas para uso de capacetes aos motociclistas,etc.
Há muito que melhor ainda principalmente no Brasil, mas estamos no caminho certo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário