Segurança do Trabalho e da Vida - PERICIAS - TREINAMENTOS - ASSESSORIA - CONSULTORIA - PARCERIAS - LAUDO TÉCNICO Prevenção de Acidentes deve-se disseminar não apenas nas empresas,mas tambem nos lares,nas ruas,nos serviços nos pequenos gestos que podem gerar grandes acidentes nos mínimos desvios.A Engenharia de Segurança do Trabalho deve estar cobrindo e protegendo o bem estar e conforto do trabalhador e do cidadão na mais perfeita harmonia com o Meio Ambiente.
domingo, janeiro 31, 2010
sábado, janeiro 30, 2010
NOSSOS BLOGS!
SEGURANÇA - PRESERVAÇÃO DA VIDA HUMANA EVITANDO ACIDENTES
http://trajanoengseg.blogspot.com
MEIO AMBIENTE - EDUCAÇÃO E CONSCIÊNCIA
http://terraambiental.blogspot.com
PAZ E TOLERANCIA RELIGIOSA
http://africapaz.blogspot.com
LETRAS QUE NOS DIZEM ALGO
http://letrasquemarcam.blogspot.com
VERSUS PIRATARIA - COMBATENDO A PIRATARIA PELA EDUCAÇÃO,INFORMAÇÃO E ESCLARECIMENTO
http://versuspirataria.blogspot.com
CEIA - CENTRAL DE EDUCAÇÃO,INFORMAÇÃO E ASSISTÊNCIA - EDUCAÇÃO,CIDADANIA,SOLIDARIEDADE,INFORMAÇÃO E SEUS DIREITOS
http://ceianet.blogspot.com
quinta-feira, janeiro 28, 2010
PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
segunda-feira, janeiro 25, 2010
PRIMEIROS SOCORROS: AFOGAMENTO
Traduzido por: 1º Tenente PM SANDRO MAGOSSO, do 17º Grupamento de Bombeiros.
sábado, janeiro 23, 2010
INFORME DA SÉRIE"MENTIRAS DA INTERNET" - "TRILOGIA DA VIDA"
Em caso de sismos a melhor coisa a fazer é sair do predio pelas escadas de emergencia ou servidão e ir para as vias públicas.A probabilidade de ser atingido por algo é bem menor e a sobrevida aumenta.
Nao sigam essas criaçoes inventadas de internet as custas da miséria alheia.
Nao existe nada sobre o tema muito menos esse tal especialista.
Vejam que o material apela repassar e sem fonte para consulta,típico de um SPAM.
Repasse isso sim a seus amigos! É MENTIRA.
Sds,
TRAJANO
--
Manoel Trajano
Eng.Civil e de Segurança do Trabalho
+55-71-9155-0556
e-mail/Gtalk :trajanomanoel@gmail.com
Msn: engmtrajano@hotmail.com
Twitter: http://twitter.com/manoeltrajano
Site: http://trajanoengseg.blogspot.com
quinta-feira, janeiro 21, 2010
TRIO ELÉTRICO - 60 ANOS
MESTRADO
Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho
Friday, January 15th, 2010 | Formação with No Comments »Irá começar a 25 de Fevereiro de 2010 o Curso de Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho, promovido pela Escola superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) e cujo prazo de candidatura irá decorrer de 1 a 9 de Fevereiro.
Este é um curso de mestrado que "visa dotar os profissionais de conhecimentos técnicos e científicos conducentes a uma intervenção aprofundada e especializada. Permite desenvolver actividades de identificação e caracterização de factores de risco para a saúde gerados no ambiente de trabalho e, ainda, de planeamento de acções com o objectivo de prevenir acidentes de trabalho e doenças profissionais."
Mais informações aqui (ver folheto).
Fonte: Saúde Ambiental…
Especialista fala sobre trabalho dos bombeiros de Angra no Haiti
Um terremoto de 7 graus na escala Richter abalou o Haiti na terça.
Aviões vão levar equipamentos para montar um hospital de campanha.
Veja vídeo sobre o assunto: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1191247-7823-TERREMOTO+PODE+SER+MENOS+LETAL+QUE+DESMORONAMENTO,00.html
Visite o site do Jornal da Globo
O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que levou o grupo de bombeiros decolou por volta das 12h20 desta quinta-feira (14). Cerca de 30 militares seguiram em direção a capital Porto Príncipe. Eles levaram cerca de 2,5 toneladas de material e quatro cães farejadores para ajudar no trabalho de resgate das vítimas do terremoto que destruiu o país.
Cobertura completa: terremoto no Haiti
Veja a lista dos brasileiros mortos
"Na situação de Angra o solo se comporta como se fosse um pirão, tem a consistência de um mingau, então, quando ele atinge as casas, ele preenche tudo, não dando espaço para as pessoas permanecerem vivas. No caso dos escombros, o concreto, quando cai, ele faz espaços onde muitas vezes as pessoas sobrevivem com água da chuva em pequenas quantidades, por vários dias. O trabalho é seguido de escoramento, não é coisa para amadores. Há urgência na chegada de equipamentos de som, de amplificação de som, leitura de calor e os cães farejadores. Sem esses vamos dizer 'olhos especiais' é muito difícil você localizar sobreviventes", explicou Moacyr.
O trabalho é seguido de escoramento, não é coisa para amadores"
A equipe terá, ainda, outras prioridades como sepultar os mortos, socorrer os feridos, remover destroços e garantir segurança da operação.
saiba mais
Os voluntários devem voar até o fim da semana para o Haiti, onde vão ajudar a reerguer um país que se perdeu debaixo dos escombros. "A situação está ruim e acho que não é uma coisa muito racional. É meio passional. Tem gente precisando de ajuda e a gente vai tentar ajudar", completou Patrícia Fich, médica infectologista.
No fim da tarde de quarta-feira (13), 130 militares brasileiros que já estavam há cerca de duas horas da capital do Haiti, retornaram ao Rio. Mas por causa da interdição do aeroporto de Porto Príncipe, o grupo que iria substituir a tropa que integra da Forças de Paz teve que voltar ao Brasil.
O gabinete de crise foi criado na quarta-feira (13) para coordenar as ações humanitárias ao Haiti e é comandado pelo Gabinete de Segurança Institucional.
--
Manoel Trajano
Eng.Civil e de Segurança do Trabalho
+55-71-9155-0556
e-mail/Gtalk :trajanomanoel@gmail.com
Msn: engmtrajano@hotmail.com
Twitter: http://twitter.com/manoeltrajano
Site: http://trajanoengseg.blogspot.com/
Acidentes de trabalho merecem mais atenção de patrões e empregados
Em 15/01/2010 |
Em 2007 foram registrados 653.090 acidentes e doenças do trabalho, entre os trabalhadores assegurados da Previdência Social. O número, que já é alarmante, não inclui os trabalhadores autônomos (contribuintes individuais) e as empregadas domésticas. Estes eventos provocam enorme impacto social, econômico e sobre a saúde pública no Brasil. Entre esses registros contabilizou-se 20.786 doenças relacionadas ao trabalho, e parte destes acidentes e doenças tiveram como consequência o afastamento das atividades de 580.592 trabalhadores devido à incapacidade temporária (298.896 até 15 dias e 281.696 com tempo de afastamento superior a 15 dias), 8.504 trabalhadores por incapacidade permanente, e o óbito de 2.804 cidadãos. Do ponto de vista estatístico, o números indicam que no Brasil, em 2007, ocorreu cerca de 1 morte a cada 3 horas, motivada pelo risco decorrente dos fatores ambientais do trabalho e ainda cerca de 75 acidentes e doenças do trabalho reconhecidos a cada 1 hora na jornada diária. Foram 31 trabalhadores/dia que não mais retornaram ao trabalho devido à invalidez ou morte. Técnico em Segurança do Trabalho de uma empresa estabelecida no município, consultor, professor da disciplina de segurança do trabalho do Centro Paula Souza e com 19 anos de experiência na área, Marcos Antônio Duarte Bento, disse que os prejuízos causados por acidentes de trabalho no país atingem cifras astronômicas. São 2,3% do Produto Interno Bruto considerando os números oficiais. "Mas deve ultrapassar os 4% se consideramos os empregos sem carteira assinada". Para ele, segurança no trabalho deveria constar da grade curricular do ensino médio nas escolas não técnicas. Além disso, sugere que empresários e empregados tomem consciência da importância da educação e treinamento adequado. "Toda empresa deve visar o bem-estar do trabalhador. A produtividade passa a ser uma consequência". Citou que patrões e empregado têm pouco conhecimento sobre o que é segurança do trabalho e qual a sua importância no cotidiano. Citou como exemplo os açougues de supermercados. "Há muita insegurança. Os trabalhadores não usam luva de palha de aço, falta a proteção no fuzil, quando está em movimento a ponta da faca deve estar apontada para baixo e mão e braço colato ao corpo, falta ainda o uso de óculos de segurança quando do uso da serra". Marcos Bento disse que tais informações sobre o assunto estão disponíveis no site do Ministério do Trabalho. No caso específico de açougues na Nota Técnica 94/2009 que trata da Segurança para máquinas de panificação, mercearia e açougue. "A melhor fonte de pesquisa é o site do TEM". Mas as informações também podem ser oferecidas em treinamento proferido por consultores. A lei é boa e se aperfeiçoa a cada ano, mas não há acompanhamento. Eu percebo que há um número reduzido de fiscais. Em algumas cidade, como Amparo, por exemplo, a Vigilância Sanitária auxilia o Ministério do Trabalho na fiscalização e orientação". |
--
Manoel Trajano
Eng.Civil e de Segurança do Trabalho
+55-71-9155-0556
e-mail/Gtalk :trajanomanoel@gmail.com
Msn: engmtrajano@hotmail.com
Twitter: http://twitter.com/manoeltrajano
Site: http://trajanoengseg.blogspot.com
terça-feira, janeiro 19, 2010
Solicitação de Profissionais para o Haiti
| |
Cristiano,
Bom dia.
Quem está fazendo essa solicitação.
quem me mandou o e-mail foi a cnbc
www.cnbc.com.br
Geneval da Anunciação
|
Boa Noite, Senhores
Solicitação de Profissionais para o Haiti
Solicitação para um alerta de possível o envio de equipes de Resgate para o Haiti. Solicitaram Médicos, Bombeiros e Enfermeiros, ficar em alerta para a possível missão.
Caso os Senhores conheçam profissionais que tenham interessem em participar voluntariamente destas emissões internacionais favor, entrar em contato conosco o mais breve possível.
Caso eles realmente nos confirme a solicitação da equipe devemos levar nosso próprio material para nos manter por 15 dias,
Materiais necessários: Tendas para montagem do posto médico, lanternas, pilhas fogareiro, facas, materiais de primeiros socorros, cobertor etc. (material necessário para sobrevivência).
Obs. Já conseguimos uma ambulância completa para a missão, no momento a grande dificuldade é o profissional médico com disponibilidade.
Caso alguém tenha sugestões nos envie, por favor.
segunda-feira, janeiro 18, 2010
Fwd: A MAIS PURA VERDADE...
O dilema dos engenheiros
05/01/2010
O dilema não é só dos engenheiros, mas sobre eles, atualmente, a pressão é maior. Os engenheiros ocupam cada vez mais posições de liderança nas empresas. A questão é que deixam a escola com boa formação técnica e com ótimo pensamento lógico, mas sem jogo de cintura para lidar com as pessoas. Eis aí o grande desafio. Eles conhecem resistência dos materiais, mas se vêm às voltas com a motivação de seus times.
Encontrar engenheiros que saibam de liderança é muito raro
Também dominam os cálculos de estrutura, mas têm de administrar conflitos em suas equipes. Ok, não se trata de uma catástrofe, pois os engenheiros costumam também ser bons administradores. Mas é bom lembrar que a ciência da administração tem lá suas particularidades que não podem depender só da lógica, também precisam do conhecimento específico, principalmente quando se trata de gestão de pessoas, de liderança. A responsabilidade pela formação complementar é de cada um — essa é a primeira regra e por sorte há hoje ótimas escolas de administração e negócios.
As empresas procuram fazer sua parte. Recentemente ouvi o desabafo de um diretor de uma grande empreiteira: — Antes, um engenheiro virava gerente depois de 15 anos de casa. Atualmente, estamos tendo que promover quem tem só cinco anos ou menos. Estamos seriamente preocupados com a falta de líderes. Na ocasião lembrei-me de outra grande multinacional brasileira que teve de diminuir seu apetite por crescimento exatamente pelo mesmo motivo: falta de líderes. É verdade, jovens com formação técnica que também tenham perfil de liderança são verdadeiras moscas brancas. Para os mais atentos, esse é um momento de grandes possibilidades — é só ligar as pontas.
Qualquer bom engenheiro sabe que o concreto armado revolucionou a construção no século 20 e permitiu a realização dos sonhos dos arquitetos. Vale lembrar que a gestão também fez sua revolução e permitiu a realização dos sonhos dos empreendedores. Afinal, administrar é possibilitar a transformação de algo abstrato em algo concreto, armado ou não. E, para isso, pessoas são essenciais.
Eugenio Mussak é professor do MBA da FIA e consultor da Sapiens Sapiens. eugenio@ssdi.com.br
quinta-feira, janeiro 14, 2010
Cursan promove Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho
Texto: Melissa Caldeira - MTb 34419
Dois milhões morrem por ano vítimas de acidentes de trabalho
quarta-feira, janeiro 13, 2010
Angra, tragédia anunciada
Por João Bosco Rabello
O governador Sérgio Cabral tem razão quando atribui a tragédia de Ano Novo em Angra dos Reis ao desgoverno produzido pelo populismo e, mesmo, ao ceticismo de proprietários de terrenos quanto aos riscos de empreendimentos que afetem o meio-ambiente.
Nessa crítica de Cabral, feita em tom de desabafo e no calor da batalha, dois aspectos se destacam: a inoperância fiscalizadora do Estado (ou tolerância com infratores); e a velha transferência da responsabilidade para quem veio antes – a tal da herança maldita.
Fiquemos com o primeiro caso, que guarda mais sentido objetivo. Em seu último ano do atual mandato, o governador talvez não tenha se dado conta de que incluiu-se entre os gestores , no mínimo, distantes da questão ambiental em Angra.
Cabral se apossa de um discurso de oposição como se não fosse ele o governador (onde mesmo já vimos isso?)
Seria leviandade , que deixo aos seus opositores, responsabilizá-lo pela tragédia. Ela é obra de muitos anos, construída dia-a-dia pela indiferença dos governos com a questão ambiental e pela conivência com a especulação imobiliária.
Vem de longe (diria Leonel Brizola) essa cumplicidade do setor imobiliário e as administrações cariocas pelo lucro a qualquer custo. Vale lembrar a administração do prefeito Marcos Tamoio, que iniciou a decadência da cidade, quando o Cabral conhecido era Sérgio, o pai (não é nenhuma comparação, apenas uma referência temporal).
É indiscutível que as atuais gestões estadual e municipal do Rio se distinguem de outras pela sintonia entre prefeito e governador, especialmente pelo empenho de ambos em resistir à tentação do populismo.
Mas Cabral deve explicações e providências concretas. Angra era tragédia anunciada . Seu opositor, César Maia, o acusa de conviver com as irregularidades ao flexibilizar a ação imobiliária na APA Tamoios, dentro da qual se insere toda a Ilha Grande.
O instrumento, diz Maia, foi o decreto 41.921, assinado pelo governador em junho de 2009. Embora não tenha produzido seus efeitos ainda, o que o exclui como fator de contribuição à tragédia, o decreto é um claro sinal de insensibilidade com o tema.
Essa é a explicação que o governador deve. Quanto às providências, só resta acompanhá-las na esperança de que extrapolem os primeiros socorros.
Afinal, Cabral é sobrenome que se confunde com o melhor do Rio de Janeiro, de pai para filho, em muitas décadas.
ATÉ QUANDO NOSSO PAÍS VAI MATAR INOCENTES POR FALTA DE PREVENÇÃO?
"a construção da Pousada era irregular..."
Suspenso decreto de construção em Angra
terça-feira, janeiro 12, 2010
Vaga para Técnico de segurança do Trabalho
Empresa no Pólo Industrial de Camaçari necessita de técnico de segurança. Segue abaixo as características do cargo e o contato.
Descrição do Cargo: Técnico de Segurança do Trabalho
Missão do cargo: Supervisionar as atividades ligadas á segurança do trabalho, visando assegurar condições que eliminem ou reduzam ao mínimo os riscos de ocorrência de acidentes de trabalho, observando o cumprimento de toda a legislação pertinente.
Local de Trabalho: Pólo Industrial de Camaçari , durante a obras de implantação da unidade de uma fábrica
Horário de Trabalho: de segunda a sexta-feira - das 7:00 às 17:00 h
Residência: Camaçari e ou Dias D'avila
Contratação: Temporário (com possibilidade de efetivação, dependendo da disponibilidade e desempenho)
Habilidade na elaboração de relatórios e apresentações em Word , Excel e Power Point.
Enviar currículos para: vanmaior@gmail.com
Veruska Souto Maior
Enviado por Arival Neto/BA
segunda-feira, janeiro 11, 2010
sábado, janeiro 09, 2010
POLUIÇÃO SONORA: TEMOS QUE NOS UNIR CONTRA ELA!
O PROBLEMA É ANTIGO
Em 2005 foi noticiado o seguinte:
Lazer e Curiosidades
13/09/2005
Horário de Atendimento: 24 horas