quarta-feira, maio 26, 2010

O EFEITO POSITIVO DO EXERCÍCIO FÍSICO EM NOSSO COTIDIANO!!!


 

*Exercício físico é qualquer atividade física que mantém ou aumenta a aptidão física em geral e tem o objetivo de alcançar a saúde e também a recreação.
*A razão da prática de exercícios inclui: o reforço da musculatura e do sistema cardiovascular; o aperfeiçoamento das habilidades atléticas; a perda de peso e/ou a manutenção de alguma parte do corpo.

 Para muitos médicos e especialistas, exercícios físicos realizados de forma regular ou frequente estimulam o sistema imunológico, ajudam a prevenir doenças (como cardiopatia, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, etc.) moderam o colesterol, ajudam a prevenir a obesidade, e outras coisas. Além disso, melhoram a saúde mental e ajudam a prevenir a depressão.

Todo exercício físico deve ser sempre realizado sob a orientação de um profissional ou centro esportivo qualificado, pois a prática de esportes somente nos permite atingir os objetivos esperados quando é devidamente orientada.

O BENEFÍCIO DO EXERCÍCIO FÍSICO...

O exercício físico é um componente do moderno estilo de vida que nas suas distintas modalidades tais como ginástica, esporte e educação física constituem atividades vitais para a saúde, a educação, a recreação e o bem-estar do ser humano, a prática do esporte e os exercícios físicos podem fazer pelos homens o que não poderiam fazer milhões de médicos. A prolongação da vida e a terapia contra numerosas enfermidades são os principais benefícios do exercício físico.
O ideal para a saúde é que a atividade física se torne um hábito na infância ou na adolescência, para não haver dificuldades de integrá-la à vida adulta.


O EXERCÍCIO FÍSICO NA FASE ADULTA...
Um dos principais problemas relacionados a essa adaptação é a falta de tempo, que cria os "atletas de final de semana". Praticar atividade física somente aos finais de semana pode não ser bom à própria saúde. É necessário um ritmo correto entre exercício e descanso. O recomendado é que, para cada dia de exercício, seja dado um dia de descanso, principalmente para as pessoas que se iniciam.

As conseqüências do sedentarismo para a saúde do homem são nefastas e bem conhecidas: maior risco de aterosclerose e suas conseqüências (angina, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral), aumento da obesidade, aparição de problemas como: hipertensão arterial, diabetes, osteoporose, dislipidemia, doença pulmonar obstrutiva crônica, asma, depressão, ansiedade, além de aumento do risco de afecções osteomusculares e de alguns tipos de câncer (cólon e de mama).

PARTICIPE DESTE ATO FRATERNO!!!
NESTA QUARTA-FEIRA EM FRENTE Á PREFEITURA!!!

DIA DO DESAFIO- 31/05/2010
"AGITA PORTO VELHO!!!"
 
Crianças, estudantes, operários, donas-de-casa, profissionais liberais, todos se mobilizaram no Dia do Desafio para repetir o desempenho no evento do ano passado, quando Porto Velho venceu a competição disputando com a cidade peruana de Santiago Del Sur.


Desde o começo da manhã, a primeira-dama Lucilene Peixoto percorreu vários pontos onde havia atividades do evento que este ano trouxe como tema o "Intercâmbio Cultural". Desta vez Porto Velho competiu com a cidade cubana de Camaguey.
"O importante é que o maior número de pessoas entendam o espírito do evento que é, antes de tudo, o de despertar o interesse por atividades desportivas, culturais e, o que é mais importante ainda, o sentimento de solidariedade humana", ressaltou.

A expectativa de um bom resultado da capital é grande, se for levado em conta a adesão em massa de empresas e instituições públicas ao evento. O Sesc abriu as portas logo cedo para os colégios participarem de atividades de lazer. Os idosos também participaram do Dia do Desafio, com aulas de hidroginástica. A solidariedade também tomou conta dos moradores do bairro Feliz Cidade, onde a comunidade se reuniu para a construção da sede da Associação.

O abraço à Maternidade Municipal, organizado pela Coordenadoria de Mulheres, foi marcado pela emoção. "Esta é uma forma de participarmos do Dia do Desafio, mostrando o quanto esta obra é importante para as mulheres"," afirmou a coordenadora, Mara Regina. A Coordenadoria organizou ainda a plantação de mudas de ipê.

A Secretaria Municipal de Obras (Semob) aproveitou a data para fazer uma confraternização entre os 182 funcionários. Houve também atividades física com a participação de mecânicos, borracheiros, operadores de máquinas, cozinheiras, zeladores, pessoal de apoio administrativo, engenheiros e arquitetos.

O prefeito Roberto Sobrinho também esteve pessoalmente envolvido nas atividades do Dia do Desafio. Trata-se de um evento mundial realizado desde 1995 com o aval da Unesco, organizado no Brasil pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e realizado pelas prefeituras em parceria com a Rede Globo de Televisão.

Em Porto Velho o evento é coordenado pela primeira-dama do município, Lucilene Peixoto, e tem como parceira a Brasil Telecom. Neste ano, a capital vai competir com o município cubano de Camaguey e tenta repetir a performance do ano passado quando venceu a competição concorrendo com a cidade peruana de Santiago Del Sur.

Gabinete do prefeito

Dezenas de servidores municipais lotados no gabinete do prefeito Roberto Sobrinho aceitaram o desafio e participaram do "Dia Mundial do Desafio".

Os professores de Educação Física do Sesc, Walacy de Lima, Paola Cavalcanti, Keila Alves e Ana Claudia Souza fizeram uma aula de ginástica laboral e preventiva com os funcionários do executivo. Durante 15 minutos, que era a proposta do Dia do Desafio, os servidores fizeram exercícios físicos voltados para a necessidade de quem fica muito tempo parado por força do trabalho. Quem fica no computador, ou sentado o dia todo teve oportunidade de movimentar o corpo com atividades direcionadas.

MANICURES & CABELEREIROS DIA DO DESAFIO!!!

Cerca de trinta profissionais entre manicures e cabeleireiros participaram do Dia do Desafio, desenvolvendo uma manhã de atividades no pátio da Prefeitura Municipal.

As cabeleireiras que fazem parte do Curso de Cabeleireiros da Semdes, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico presentearam o público com cortes de cabelos de graça. As manicures que fazem parte da Federação Rondoniense de Mulheres apresentaram toda a habilidade profissional fazendo unhas gratuitamente para o público.

O evento do ano passado encerrou às 21 horas, e até às 17 horas a Central 3221-7777 registrava mais de 100 mil participações no Dia do Desafio.

Fonte: Wikipédia;
Portal da Prefeitura de Porto Velho

E VOCÊ??? MOTIVADO E DESAFIADO?!?!? ENTÃO VAMOS LÁ!!!
***Leve sua máquina de filmar ou fotografar e registre-se em AÇÃO!!!
 
Fonte: http://segurancasaude.blogspot.com/2010/05/o-efeito-positivo-do-exercicio-fisico.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+seguranaNoTrabalhoValorizarAVidaPortoVelho%2FroFone699963-0088+%28%22Seguran%C3%A7a+no+Trabalho+%C3%A9+Valorizar+a+Vida%22+Porto+Velho%2FRO+FONE%3A%2869%299963-0088%29

Um comentário:

Ministério da Saúde disse...

Olá blogueiro!

O número de pessoas com hipertensão no Brasil aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. A hipertensão é uma doença silenciosa e ataca todas as faixas etárias. Por isso, junte-se à campanha de combate e controle da hipertensão do Ministério da Saúde. Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download. Caso se interesse, entre em contato com fernanda.scavacini@saude.gov.br
Obrigado!

Ministério da Saúde