quinta-feira, maio 06, 2010

CEIA Saúde:SE VOCÊ É HOMEM, VÁ!

 

05/05/2010 às 23:48
  | COMENTÁRIO (0)

Urologistas atendem até domingo em posto móvel no Iguatemi

Karina Costa l A TARDE

Danny Yin /Divulgação
Homens fizeram fila em Belo Horizonte para serem atendidos de forma gratuita
Homens fizeram fila em Belo Horizonte para serem atendidos de forma gratuita

Homens com idade a partir de  18 anos estão convidados a  comparecer à Praça Newton Rique, em frente ao Shopping  Iguatemi, a partir desta quinta-feira, 6, até  domingo, 9. No local, está montado  o posto móvel da caravana do Movimento da Saúde Masculina, que vai disponibilizar gratuitamente, das 8 às  17h, palestras e consultas com urologistas para a prevenção e o tratamento de câncer de próstata, andropausa e  disfunção erétil.

A expectativa é de atender 750 pessoas por dia em três consultórios  completos. A caravana é uma iniciativa  da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), que  aproveita  o Ano de Atenção Integral à Saúde do Homem – uma política do Ministério da Saúde  –, para levar a 15 cidades brasileiras um consultório médico itinerante voltado à população masculina do País.

No posto-móvel, cada paciente vai preencher um formulário, com dados sobre hábitos de alimentação, prática de esporte e histórico familiar de doenças genéticas. Os  dados servirão para identificação de possíveis problemas de saúde que venha a surgir no futuro ou encaminhar para tratamento clínico de problemas que forem diagnosticados.

Os médicos esperam receber homens de todas as faixas  etárias, mas  sabem que há uma grande resistência por parte dos "marmanjos". Se gundo o presidente da SBU, o médico Modesto Jacobino,  que estará na caravana, a maioria não tem o hábito da prevenção e só procura o médico em casos de extrema necessidade, quando a doença já  evoluiu e não há mais possibilidade de cura.

Além de viabilizar consultas, a caravana vai dar orientações para os baianos de como adquirir hábitos mais saudáveis. Modesto Jacobino, diz que, além da prática de esporte e evitar o tabagismo, uma alimentação mais saudável também contribui para melhorar a  saúde.

"A ingestão de maçã e  tomate ajudam na prevenção  do câncer de próstata, e a gor dura de carne vermelha acen tua  a possibilidade da ocorrên cia da doença", informa o especialista.

Serviço

Atendimento gratuito: desta quinta-feira, 6, até  domingo, 9, das 8 às 17h, na Praça Newton Rique, em frente ao Shopping Iguatemi.

Leia reportagem completa na edição impressa do Jornal A Tarde desta quinta-feira, 6, ou, se você é assinante, acesse aqui a versão digital.

Fonte: http://ceianet.blogspot.com

 

Nenhum comentário: